terça-feira, 8 de setembro de 2015

Treinando Redação → Tema: Migração e Refugiados




(Título)

     Em pleno século XXI, há quem pense que vivemos em uma era privilegiada. De fato, a evolução e o acesso a informação faz-os acreditar que não existe problemas no mundo hoje. Entretanto, esta realidade é desconhecida pelos países do Oriente Médio, como Síria, Líbano e Iraque, onde a situação atual é preocupante: conflitos armados, problemas sociais e miséria. Estes são decorrentes das constantes guerras civis que enfrentam.
      No intuito de pouparem suas próprias vidas, muitas famílias são obrigadas a deixarem seus lares, refugiando-se via marítima, cruzando o Mar Mediterrâneo, rumo ao continente Europeu. Nesta rota, cerca de 2,5 mil imigrantes são vítimas de afogamento causado pela superlotação dos barcos.
      Não é apenas em auto-mar que estes imigrantes enfrentam dificuldades. Ao infiltrarem-se nos países europeus, muitos não conseguem sequer um abrigo, pois não há investimento suficiente para o relevante número de refugiados oriundos destes países em crise.
      De acordo com o supracitado gráfico (imagem 1), os alemães foram os que mais receberam refugiados, pois é um país de grande porte, capaz de abrigar uma quantidade significativa de habitantes. A união europeia também mostrou-se disponível para recebê-los, entretanto há de se priorizar necessidades básicas e considerando a grande massa de refugiados, deveriam destinar um investimento que realmente atenda as reais carências destes imigrantes.
      

Texto escrito por: Natalia Sayuri  3ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário