terça-feira, 15 de setembro de 2015

Mundo Bipolar, GUERRA FRIA

Após a Segunda Guerra Mundial, conflito que ocorreu entre os anos de 1939 a 1945, os países envolvidos, principalmente os europeus (Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Áustria, etc.) sofreram pesadas baixas nos setores econômico, populacional, de infraestrutura, entre outros.
Os Estados Unidos da América (EUA), que já vinham apresentando crescimento econômico acelerado desde a segunda metade do século XIX, conseguiram manter sua estabilidade econômica após a participação na Segunda Guerra Mundial e aproveitaram da debilidade das outras nações para expandirem suas zonas de influência.
Portanto, com o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), apenas Estados Unidos e União Soviética se encontravam em boas condições econômicas, militares e tecnológicas. Esse fato fez com que essas duas nações ficassem conhecidas como superpotências, sobretudo em razão do desenvolvimento de tecnologia para a fabricação de armas nucleares.
Essas duas superpotências apresentavam ideologias diferentes: Estados Unidos, capitalista; e União Soviética, socialista. Com isso, EUA e URSS passaram a exercer forte influência na política global, estabelecendo, portanto, uma ordem geopolítica mundial bipolar.
A União Soviética liderava o bloco socialista, exercendo grande influência nos países do Leste Europeu, em algumas nações da Ásia e da África, além de Cuba, na América Central. Já os Estados Unidos destinaram créditos para a reestruturação de países envolvidos na Segunda Guerra Mundial (Itália, França, Reino Unido, etc.), além de exercerem grande influência no continente americano, na África, na Ásia e Oceania.
Esse jogo geopolítico para demonstrar a supremacia entre as superpotências de ideologia política diferente interferiu na política de vários países, entre os acontecimentos desencadeados durante esse processo estão:

- Divisão da Alemanha em Alemanha Ocidental (capitalista) e Alemanha Oriental (socialista);
- Financiamento de conflitos armados entre diferentes grupos étnicos na África;
- Guerra do Vietnã;
- Guerra da Coreia – Coreia do Sul (capitalista), Coreia do Norte (comunista);
- Financiamento por parte dos Estados Unidos para o golpe militar no Chile;
- Financiamento estadunidense para a ditadura militar no Brasil;

A ordem bipolar se manteve durante mais de quatro décadas, no entanto, a União Soviética começou a enfrentar uma grave crise econômica durante a década de 1980. Esse processo foi desencadeado pela própria política adotada pelo país, em que ocorreu uma estagnação do setor industrial, além da queda de produtividade de bens de consumo e os altos investimentos em armamentos.
O agravamento da crise do sistema socialista ocasionou um processo de enfraquecimento da União Soviética, que culminou na sua fragmentação em 1991. Com isso, houve a unificação da Alemanha, a independência dos países que integravam a URSS e, consequentemente, o fim da ordem geopolítica mundial bipolar.

Fonte: http://www.mundoeducacao.com/geografia/mundo-bipolar.htm


Gabriela Almeida 2°B

Nenhum comentário:

Postar um comentário