terça-feira, 29 de setembro de 2015

Abolicionismo

 Durante o século XIX, a escravidão africana atingiu seu ponto máximo no Brasil. De 1801 até meados do século (quando foi proibida efetivamente a importação de escravos), estima-se que o tráfico negreiro tenha trazido para o país cerca de 1,7 milhão de africanos. Isso corresponde, aproximadamente, a 42% de todos os africanos obrigados a vir para o Brasil desde o início do comércio negreiro, no século XVI.
 A escravidão difundiu-se de tal maneira que a propriedade sobre escravos não se limitava a grandes senhores de engenho, fazendeiros e mineradores. Tanto no campo como na cidade era grande o número de pequenos escravistas, donos de um, dois ou três escravos, trabalhadores na pequena lavoura, nos serviços de rua ou de casa. Por todas essas características, os escravos marcaram em profundidade os costumes, o imaginário, a cultura e até, através de uma intensa miscigenação, o próprio perfil étnico-racial de nossa população.
 A população negra nunca se conformou com a exploração que sofriam. Por meio de diversas lutas que visavam acabar com a escravidão ou, pelo menos, reduzir sua carga de opressão, os africanos e seus descendentes participavam de rebeliões, motins e da formação de quilombos em diversas regiões do país, como Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

Aluna: Milena da Silva.    3°B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário