terça-feira, 22 de setembro de 2015

GUERRA DE CANUDOS


Antônio Vicente Mendes Maciel nasceu por volta de 1830, em Quixeramobim, no Ceará.
Por volta de 1817 Antônio Maciel iniciou suas peregrinação pelo sertão, percorreu o interior de Pernambuco, Bahia e Sergipe, utilizando um camisolão azul, cabelos longos e barba. Pregando mensagens religiosas e aconselhando os sertanejos. Seu trabalho não parava ai. Antônio construía e reformava igrejas e cemitérios, organizava tarefas coletivas de construção de casas, açudes e colheitas agrícolas.
O pregador crescia a cada dia, por onde passava arrecadava seguidores, que o acompanhavam pelo Sertão. Ficou conhecido como Antônio Conselheiro.
Em 1893 Antônio e seu grupo fundaram um povoado nas terras da antiga fazenda de Canudos, no norte da Bahia. O arraial recebeu o nome de Belo Monte e reuniu pessoas que fugiam das perseguições dos coronéis, sertanejos pobres e fiéis que buscavam uma nova experiências religiosas. O arraial teve entre 20 e 30 mil habitantes.
Os conselheiros organizaram uma economia de base comunitária, em que todos deveriam trabalhar para o sustento do grupo, tudo era dividido igualmente.
A comunidade era independente das regras da Igreja Católica e do poder dos coronéis.
O crescimento da povoado deixou as autoridades do estado e do governo em alerta, a comunidade de Canudos era visto como ameaça para consolidação da jovem república.
Em 1896, os governos baiano e federal organizaram uma campanha militar contra Canudos, as três primeiras expedições foram um fracasso graças as forças conselheiristas.
Porém a quarta expedição liderada pelo general Artur Oscar, reuniu quase 10 mil soldados, armados com fuzis e canhões modernos. Os combates duraram cerca de quatro meses e terminaram em 5 de outubro de 1897 com a invasão e destruição completa do arraial.


Para saber mais assista o vídeo:/www.youtube.com/watch?v=XxO2lL6n3bE
Aluna: Heloisa Do Prado Hashimoto   9°A

Nenhum comentário:

Postar um comentário