terça-feira, 1 de setembro de 2015

Curiosidades dos povos bárbaros


Curiosidades :

O termo bárbaro designava povos totalmente diferentes entre si como os hunos (que tinham origem oriental) e os germanos (como os gauleses).

Os bárbaros não eram tão bárbaros assim. Além de praticar a agricultura e a pecuárias, eles introduziram diversos costumes em Roma com o uso da manteira e do sabão, o uso de vestimenta mais adequadas para o frio, o cultivo de novos cereais e até a arte do arco e flecha.

Acredite, diversas tribos bárbaras ultrapassaram a fronteira do Império para lutar ao lado dos romanos, muitas vezes contra tribos de sua própria etnia.

Durante a invasão dos hunos, o exército romano contou a ajuda dos visigodos, alanos, francos, burgúndios e vândalos. Os Ostrogodos ficaram do lado dos hunos.

O termo vândalo é usado para designar pessoas ou grupos que praticam depredações, destruições e atos considerados selvagens. Sua origem vem do francês vandalisme, uma referência aos antigos vândalos. Os vândalos originais era uma tribo germânica que, segundo alguns historiadores, saqueou a cidade de Roma. 

Os bárbaros começaram a invadir o território romano em massa durante a expansão dos hunos, povo oriundo das estepes asiáticas. Violentos e impiedosos, os hunos forçaram diversas tribos germânicas – como os próprios vândalos, por exemplo – a romperem as fronteiras do Império em busca de refúgio.

Átyla, o huno, foi responsável por uma das maiores pilhagens do Império Romano. Alguns boatos afirmam que era canibal e que tenha comido dois filhos.

Os personagens dos quadrinhos Asterix e Obelix pertencem à tribo bárbara dos gauleses. Enquanto nos quadrinhos, os gauleses mostram alguma resistência, na vida realmente eles foram humilhados pelos romanos. 

Quase todos os povos europeus modernos descendem de tribos bárbaras como os anglos, os saxões, os gauleses, os burgúndios etc.

 Átyla, o líder huno quando ponhava uma vestimenta não a tirava nunca esperava ela apodrecer no seu corpo.

Os Vândalos subdividiam em 2 grupos os Silingi e os Hasdingi. Os primeiros habitavam a região da Magna Germânica enquanto o segundo grupo se deslocou para o sul e entrou em confronto direto com os romanos. Após os conflitos os Hasdingi se estabeleceram onde hoje é a Romênia.

Outra localidade característica dos Vândalos foi o norte do continente africano. Através da construção de uma esquadra naval, eles cruzaram o estreito de Gibraltar e atingiram Cartago, que caiu ao domínio dos Vândalos. A união com os Alanos gerou um poderoso reino que foi capaz de conquistar a Sicília, a Sardenha, a Córsega e as Ilhas Baleares.





Nenhum comentário:

Postar um comentário