terça-feira, 22 de setembro de 2015

Foucalt

Paul-Michel Foucault, filho do cirurgião Paul Foucault e de Anna Malapert, nasceu em Poitiers, no dia 15 de outubro de 1926. Embora pertencesse a uma tradicional família de médicos, Michel caminhou em outra direção. Na sua educação escolar encontrou todas as influências necessárias para guiá-lo no caminho da filosofia. Seu primeiro mentor foi o Padre De Montsabert, do qual herdou seu gosto pela história. Além disso, era um autodidata e adorava ler. Foucault viveu o contexto da Segunda Guerra Mundial, o que estimulava ainda mais seu interesse pelas Ciências Humanas. Mesmo contrariando os desejos paternos de que seguisse a Medicina, suas condições sócio-financeiras lhe permitiam seguir com seus estudos.
 
O filosofo afirmou que dominaram três tecnologias distintas na sociedades ocidentais: o poder de soberania, o poder disciplinar e o biopoder

           Soberania: poder de vida e morte 
Direito que o soberano tinha sobre a vida e a morte de seus súditos. 
Ele tinha poder de estabelecer leis que se aplicavam a todos os seus súditos mas não a ele mesmo.
  
           Disciplina para a submissão
É um tipo de poder que se exerce sobre indivíduos, sobre seus corpos.
Por meio da disciplina o individuo pode ser conhecido, controlado e explorado, tirando dele tudo o que ele pode oferecer.
A função da disciplina é produzir "corpos dóceis", que possam ser moldados, configurados segundo as necessidades sociais

         Biopoder: bem-estar social
É aquele que procura administrar a vida de uma população
Ela é a base do chamado " Estado de bem-estar social", que se preocupa em oferecer condições razoáveis de vida para toda a população.    

Aluna: Netling 3ºB
Fonte: http://www.infoescola.com/psicologia/michel-foucault/

Nenhum comentário:

Postar um comentário