quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Sociedades Capitalistas e Socialistas

Sociedade Capitalista:
  A sociedade capitalista é caracterizada no seu principio mais importante o lucro, e a revolução industrial consolidou a sociedade burguesa liberal capitalista, que tinha como princípios a igualdade entre os homens, livre iniciativa e na empresa privada. O homem teria liberdade para fazer contratos de acordos, investir, comprar, vender buscando seus interesses. Como o sistema incentivava a concorrência entre as empresas, elas procuravam novas tecnologias, para produzir mais e reduzir os custos, só assim teriam condições de manter seus produtos no mercado. 


 






Sociedade Socialista:    Socialismo é um sistema onde não existe propriedade privada ou particulares nos meios de produção, a economia é controlada pelo estado com o objetivo de promover uma distribuição justa da riqueza entre todos da sociedade, o trabalho é pago segundo a qualidade e quantidade.O objetivo principal é estabelecer uma sociedade sem classes,igualdade.Atualmente existem poucos países socialistas Cuba,Laos,Coreia do Norte e uma parte da China,mas este sistema acaba prejudicando de certa forma os países

,porque nesses lugares é totalmente proibido qualquer relação comercial com outros países.O que os isolam em um mundo totalmente capitalista. 















QUEIMADA SOCIOLÓGICA – REGRAS DO JOGO

CAPITALISMO
SOCIALISMO
Beneficio próprio
Bem comum
Individualismo
Coletivo
Competição
Cooperação
Desigualdade
Igualdade
Lucro
Satisfazer necessidades
Acumulo de bens
Distribuição
Ter bens
Ser
Hierarquia de funções
Funções não hierarquizadas





Durante uma dúvida que surgiu sobre um trabalho de sociologia, cujo o professor é o Heitor, nós do contraturno nos juntamos para debater sobre a Queimada Sociológica e a relação com o Socialismo. Essa postagem é sobre as ideias discutidas na aula e a esquematização do trabalho. O resultado da discussão do tema foi o seguinte:

Para entender o estado socialista e relacionar com a queimada sociológica, faremos uma comparação entre dois sistemas opostos: capitalista e socialista.
No sistema capitalista o que domina é o egoísmo, onde cada um busca o seu próprio benefício com a finalidade principal sendo o lucro. Para chegar ao topo todos fazem de tudo, a competitividade é extrema e não importa o que se tem que fazer para chegar onde quer.
Esse é o motivo de desigualdade existente, já que uma minoria esta no poder controlando a vida de todas as outras.
Durante muito tempo o capitalismo acumulação de bens, onde o ter é o mais importante e a razão de tudo, sendo o consumismo resultado de tudo isso.
Podemos comprar esse sistema a um jogo de queimada comum. Em um jogo de queimada é cada jogador por si, onde o indivíduo pensa apenas em não ser queimado a vencer o outro time, sendo responsável pela vitória de seu time. Os capitões funcionam como líderes, que devem encaminhar os jogadores de seu time para a vitória. O objetivo de cada jogador é eliminar a concorrência, mesmo que seja de seu próprio time, para ser o último de pé. Podemos ligar esse jogo ao capitalismo pela finalidade de ser a vitória e visar somente o benefício próprio.
O socialismo apareceu no mundo como oposição ao capitalismo. Nesse sistema o bem comum é o mais importante, onde todos devem estar felizes e satisfeitos. Todo trabalho é racionalizado, ninguém é sobrecarregado e não há injustiças. Cada um trabalha pelo outro, sempre se ajudando pela que haja a cooperação e a igualdade. O importante no socialismo é que as necessidades básicas sejam alcançadas. Por isso à distribuição de renda, onde toda a riqueza acumulada pelo estado é redistribuída de forma igual para a população. Não há desigualdade no socialismo, por isso não tem pessoas distribuídas em cargos. O ser é importante mais do que o ter.
Para assimilar o socialismo à queimada sociológica, podemos falar do método do jogo. Nesse jogo, os integrantes de cada time estão de mãos dadas e não podem soltar, caso contrário serão eliminados. Se a bola, queimar alguém a dupla será eliminada. Ainda há capitões, porém eles mantém uma linha de igualdade com as vidas.
A queimada, sociológica tem como princípio o grupo em si e o bem estar coletivo, onde a cooperação é fundamental para atingir o bem estar comum.
Ainda há rivalidade contra o outro time, porém nem tudo é valido para vencer. Este sistema funcionou melhor na teoria do que na prática, mesmo parecendo tentador e próspero.
A baixo encontra-se as regras da queimada sociológica comparadas aos pontos marcantes do capitalismo e do socialismo.

Matheus Bortolloti   2ºA  
Rudi Henrrique  2ºA
Gabriela Almeida   2ºB
Mariana Gonçalves 2°A

Nenhum comentário:

Postar um comentário