terça-feira, 8 de setembro de 2015

Guerras Napoleônicas: A Grandeza do Pequeno Imperador. Introdução.

Para entendermos o que foram as Guerras Napoleônicas precisamos nos contextualizar sobre um acontecimento que precedeu esse ocorrido: A Revolução Francesa.

No final do séc. XVIII o povo francês clamava por mudanças, devido as fortes desigualdades sociais que existiam entre a monarquia, a nobreza e os burgueses e os pobres injustiçados. Crises arrebatadoras estavam atingindo a França já que as mudanças climáticas atrapalhavam o plantio e a colheita dos alimentos, sendo a agricultura a principal atividade econômica do país, na época. A competição no mercado têxtil entre França e Inglaterra acentua a crise ainda mais. A população estava indignada com os gastos do Rei e da nobreza, que eram desnecessários e superavam o valor do tesouro nacional conquistado com os trabalhos feitos.
Os ideais iluministas estavam espalhando-se entre a população, que alimentava seu desejo de mudanças. Os burgueses, visando o interesse econômico próprio, defendiam a instauração do capitalismo na França, que resultaria no fim da monarquia absolutista, da intervenção na economia e intolerância filosófica e religiosa.
A Revolução Francesa divide-se em partes, sendo:
 
A Revolta Aristocrática
Assembleia Nacional Constituinte
Monarquia constitucional
República e convenção nacional
Governo do Diretório

O clima tenso na França levou a várias reformas e conflitos. Esse é o cenário que introduziu ao mundo um dos homens mais icônicos e memoráveis da Terra: Napoleão Bonaparte. No dia 10 de novembro de 1799 (18 de Brumário, pelo calendário da Revolução), Napoleão, aliado de fortes influenças burguesas, dissolveu o Diretório e estabeleceu o Consulado, um novo governo.
A partir desse momento, começa a era napoleônica e as guerras napoleônicas.

*Para entender melhor a Revolução Francesa, assista à esse documentário que está no link: https://www.youtube.com/watch?v=xpiAQRqVZtQ

Rudi Henrrique 2ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário