terça-feira, 28 de outubro de 2014

Série Origens do Cristianismo - As vertentes da Reforma Protestante

Que a Reforma Luterana causou muita polêmica todos sabem, porém, essa reforma acabou por criar diversas outras vertentes do pensamento cristão. Todas foram consideradas heresias pela Igreja Católica, porém foram aceitas em determinados países onde o luteranismo em si não ganhou tanta força.
As duas principais vertentes foram o Calvinismo e o Anglicanismo.

Calvinismo foi um pensamento criado pelo francês João Calvino, que após ser condenado pela Inquisição, fugiu para a Suíça. Lá, teve contato com novas ideias e desenvolveu suas teorias.
O Calvinismo defendia basicamente os mesmos princípios do luteranismo, porém um deles foi o que diferenciou o Calvinismo das outras teorias: o princípio da predestinação absoluta, que pregava que Deus já escolheu quem vai ser salvo e quem vai para o castigo eterno, ou seja, as pessoas escolhidas por Deus são aquelas que já irão trabalhar com afinco. O lucro deixa de ser considerado pecado, e passa a ser sinal de que a pessoa foi escolhida.
O Calvinismo teve ampla aceitação na Suíça, e de lá penetrou em outros países, provavelmente apoiados pela burguesia que surgiu na mesma época.

Já o Anglicanismo foi  um caso um pouco diferente. Criado na Inglaterra pelo Rei Henrique VIII, a Igreja Anglicana, também conhecida como Igreja da Inglaterra e até mesmo Igreja Episcopal, surgiu com o rompimento do Rei Henrique com a Igreja Católica, após a mesma negar seu pedido de divórcio da rainha espanhola Catarina de Aragão. No anglicanismo, o rei era soberano supremo e estava acima do papa, que perdia seu poder.

Todas essas reformas, vertentes, contrarreformas e reformas das contrarreformas culminaram com o cristianismo como vemos hoje, completamente fragmentado, com diversas denominações dentro de sua organização total. Porém, esse é o assunto do meu próximo post, que será o último dessa série, já que eu cheguei no cristianismo contemporâneo.


Aluno: Igor de Lucca

Nenhum comentário:

Postar um comentário