quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Aculturação de Povos Indigenas


Os termos “índios e indígenas” são denominações generalizadas, já englobam os grupos que em outros momentos da história, foram chamados de Tupis, Karajá, Suyá, Kamayurá, Xavante, entre muitos outros. Essa caracterização “índios” são heranças do período de das Grandes Navegações e da colonização, quando muitos desses povos foram dizimados.
Apesar de ter uma língua diferente, assim como os costumes, eles têm que adquirir os conhecimentos e culturas externos, isso se torna necessário para que essa minoria nacional possa, diante da cultura dominante, estabelecer os seus direitos e suas reivindicações ao país ao qual estão subordinados.
Através de pesquisas do órgão oficial do governo, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foram registrados aproximadamente 734.131 mil pessoas que se consideravam índios, embora o censo realizado pela Funai estima que esse número seja bem inferior, porem consideram como índio apenas aqueles que vivem em reservas, assim a quantidade cai para aproximadamente 358 mil.
Assim ocorre o processo de aculturação, onde se dá pelo contato de duas ou mais culturas diferentes, sendo que todos ou pelo menos um deles, sofrem mudanças, tendo como resultado uma nova cultura. Esta que sofrerá mudanças terá como base os elementos da cultura inicial, ou pela imposição da dominante. É possível afirmar que a aculturação seria uma forma de transformação cultural promovida por fatores externos (contato entre padrões culturais diversos povos).
Esse processo esteve e está presente no Brasil, seja na formação da cultura nacional através da miscigenação de povos ou no genocídio provocado nos índios na chegada dos portugueses e que as consequências perduram até hoje. Como podemos observar, muitas pessoas que se consideram índios e que foram atingidos por esse processo de “aculturação”, abandonaram seus costumes mais tradicionais e aderiram costumes atuais como o uso de roupas, tecnologias, adaptação à vida urbana, modo de trabalho em industrias, entre muitos outros.

Fontes:
http://www.brasilescola.com/brasil/o-indigena-no-brasil.htm
http://www.brasilescola.com/sociologia/do-que-se-trata-aculturacao.htm
Aluno: Matheus Canesin 2ºA


Nenhum comentário:

Postar um comentário