terça-feira, 21 de outubro de 2014

**Qual a diferença dos índigenas no Brasil colonial e nos dias de hoje?**

Neste post iremos responder essa pergunta:

ANTES:

                                   
- Os índios viviam em tribos e tinham na figura do cacique o chefe político e administrativo. O pajé era o responsável pela transmissão da cultura e dos conhecimentos. Era o pajé  que também cuidava da parte religiosa e medicinal, através da cura com ervas, plantas e rituais religiosos.

- Faziam objetos artesanais com elementos da natureza: cerâmica, palha, cipó, madeira, dentes de animais, etc.

- A religião indígena era baseada na crença em espíritos de antepassados e forças da natureza.

- Os índios faziam festas e cerimônias religiosas. Nestas ocasiões, realizavam danças, cantavam e pintavam os corpos em homenagem aos antepassados e aos espíritos da natureza.

- Historiadores calculam que existiam de 3 a 4 milhões de índios no Brasil antes de 1500, espalhados pelos quatro cantos do país.

* Observação: felizmente, muitos dos aspectos culturais citados acima ainda fazem parte da vida de muitos povos indígenas brasileiros que resistiram até hoje às influências da cultura dos brancos.

HOJE EM DIA:

                            
Eles têm muitos hábitos que estão se modificando ao longo do tempo. Muitos já sabem usar computador, falam português e até atuam como políticos.

Hoje, existem muitos índios que vivem em casas que têm luz elétrica e som. Existem índios matriculados em universidades, existem também professores indígenas que ensinam nas línguas que falam.

Os índios mantêm um espírito de continuidade, voltam às suas terras para fazer seus rituais. Alguns ainda vivem caçando e pescando preservando a sua cultura.

Os povos indígenas estão crescendo. Antes eles morriam de varíola, tuberculose e sarampo. Com o tempo,os remédios foram chegando, algumas doenças acabaram, eles adquiriram imunidade.
Alguns indígenas brasileiros ainda vivem isolados e sem contato com o homem branco, mas boa parte deles está integrada à vida moderna.

Alunas: Nathália Ramos 2°B
             Caroline Cristina " "

FONTE:
http://www.historiadobrasil.net/indiosdobrasil/
http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Os-%C3%8Dndios-Nos-Dias-De-Hoje/297965.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário