quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Alguns dos candidatos ao senado do país


Candidato a Senador de São Paulo

José Serra 456                                                                        

Natural da capital paulista de São Paulo, José Serra nasceu em 1942, é formado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo, mestre em Economia pela Universidade do Chile, além de ter outro mestrado e um doutorado também em Economia pela Universidade de Cornell.
Iniciou sua vida política participando no movimento estudantil na primeira universidade que estudou, chegando a exercer a função de presidente da União Nacional dos Estudantes na década de 1960.Em razão do Golpe Militar de 1964, mudou-se para o Chile, retornando ao Brasil em definitivo apenas em 1977.
Alcançou seu primeiro cargo eletivo em 1986 como Deputado Federal, sendo reeleito logo em seguida. Em 1995 chegou ao Senado e no mesmo ano foi nomeado Ministro do Planejamento e três anos depois foi Ministro da Saúde durante os dois mandatos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Após o cargo de Ministro da Saúde, José Serra foi candidato à Presidência da República em 2002 e em 2010,mas não obteve a vitória em nenhuma destas disputas. Em 2004 concorreu à Prefeitura de São Paulo, sendo eleito no segundo turno e ao Governo do estado em 2006, alcançando a vitória no primeiro turno.
Conquistas
Já sobre sua passagem como ministro da saúde no governo Lula, Serra lembrou que teve três brigas. Uma foi da criação do genérico, outra contra a indústria do cigarro e outra com as empresas de planos de saúde, disse. Segundo ele, problemas relacionados com saúde devem ser resolvidos com pressa. Tem que fazer bem feito mais com pressa. É uma obrigação do governo olhar para os mais frágeis, disse. Ele ainda lembrou o que criou no Estado já como Governador, como a rede Lucy Montoro, o Poupa Tempo, Bom Prato, Fatec e a duplicação da Bauru/Marília.

Cargos Exercidos

  • Em 1986 foi eleito Deputado Federal de São Paulo e reeleito em 1990.
  • Foi eleito Senador de São Paulo em 1994.
  • Em 1995 foi nomeado Ministro do Planejamento, permanecendo até 1996.
  • Foi nomeado Ministro da Saúde em 1998, permanecendo no cargo até 2002.
  • Em 2004 foi eleito Prefeito de São Paulo (SP).
  • Foi eleito Governador de São Paulo em 2006.


Candidato a Senador do Rio de Janeiro

Romário 400    

Romário é candidato ao cargo de Senador do Rio de Janeiro pelo PSB.

Natural da capital fluminense do Rio de Janeiro, Romário de Souza Faria nasceu em 1966. Conhecido no mundo do futebol como “Baixinho”, foi nomeado pela FIFA em 2000 como um dos cinco maiores jogadores da história.
Começou sua carreira política em 2009 quando se filiou ao PSB, no ano seguinte se candidatou ao cargo de Deputado Federal e foi eleito com 146.859 votos.

Cargos Exercidos

  • Em 2010 foi eleito Deputado Federal pelo Rio de Janeiro

                                                                   

 Candidato à Senador do Paraná 


Alvaro Dias 456                                                         

Alvaro Dias é candidato à reeleição ao cargo de Senador do Paraná pelo PSDB.
Natural do município de Quatá, em São Paulo, Alvaro Fernandes Dias nasceu em 1944 e é formado em História pela Universidade Estadual de Londrina. Seu primeiro cargo eletivo foi o de Vereador de Londrina alcançado em 1968, quando ainda era filiado ao extinto MDB (Movimento Democrático Brasileiro).
Em 1970 conseguiu uma vaga na Assembleia Legislativa e quatro anos depois foi eleito Deputado Federal e reeleito logo em seguida. Após o término do seu segundo mandato, alcançou uma vaga ao Senado, desta vez como militante do PMDB. Na Eleição seguinte foi eleito Governador do Paraná e três anos depois deixa o PMDB e filia-se ao extinto PST (Partido Social Trabalhista), onde permanece por cinco anos.
Em 1994 disputa novamente por uma vaga ao Governo, filiado ao PP, mas desta vez não termina vitorioso. Quatro anos depois consegue voltar ao Senado, pelo PSDB, que o trocou em 2002 pelo PDT, quando entrou como candidato ao cargo de Governador do Paraná novamente, mas não alcançou a vitória. Em 2003 volta ao PSDB e três anos depois consegue ser eleito para mais um mandato como Senador.

Cargos Exercidos

  • Foi eleito Vereador de Londrina (PR) em 1968 pelo MDB.
  • Em 1970 foi eleito Deputado Estadual do Paraná.
  • Foi eleito Deputado Federal do Paraná em 1974 e reeleito em 1978.
  • Em 1982 foi eleito Senador do Paraná pelo PMDB, reeleito em 1998 e em 2006 pelo PSDB.
  • Foi eleito Governador do Paraná em 1986.

    Aluno: João Piraccini   2º A


Nenhum comentário:

Postar um comentário