terça-feira, 19 de agosto de 2014

Série Origens do Cristianismo - Quem foi Martinho Lutero?

Retrato de Martinho Lutero
"A paz, se possível, mas a verdade a qualquer preço"

Essa frase foi dita por ninguém menos que Martinho Lutero (ou Martin Luther, como é em alemão), provavelmente o nome mais importante da Reforma Protestante.

Lutero nasceu em Eislebem, na Alemanha. Filho de camponeses, recebeu uma educação rígida que o levaria a um bacharel em Direito, não fosse por um caso onde o mesmo quase foi atingido por um raio, e ondo ele teria prometido que caso se salvasse, tornaria-se monge.
Lutero tornou-se bacharel em Teologia, e um grande sacerdote dentro da Igreja Católica, até que fez uma viagem à Roma, onde decepcionou-se com os costumes errados feitos pela Igreja, principalmente a cobrança das indulgências. Após essa viagem, publicou as suas 95 Teses, com o qual iniciaria o movimento da reforma protestante.
O Papa Leão X fez pouco caso de Lutero e de suas teses, ainda alegando que o mesmo seria "um alemão bêbado" e que "quando ficasse sóbrio mudaria de ideia", porém Lutero o respondeu firmemente, e acabou sendo acusado de heresia quando demonstrou ser contra a autoridade papal.

Um episódio interessante sobre Lutero foi o caso da Dieta de Worms, onde a Igreja o convocou e reuniu todos os seus livros em uma mesa, onde lhe foram mostrados e perguntaram se Lutero renegaria àquelas obras e assumiria seus erros. A resposta de Lutero foi a seguinte:


"Que se me convençam mediante testemunho das Escrituras e claros argumentos da razão - porque não acredito nem no Papa nem nos concílios já que está provado amiúde que estão errados, contradizendo-se a si mesmos - pelos textos da Sagrada Escritura que citei, estou submetido a minha consciência e unido à palavra de Deus. Por isto, não posso nem quero retratar-me de nada, porque fazer algo contra a consciência não é seguro nem saudável."

Após esse episódio Martinho Lutero começou a ser perseguido pela Inquisição, onde se refugiou e fez a primeira tradução da Bíblia para outra língua, o alemão moderno, nesse caso.
Lutero faleceu de derrame cerebral em 1546, aos 63 anos de idade, em sua cidade Natal, Eisleben. Seu corpo foi sepultado na Igreja do Castelo de Wittenberg, onde, cerca de 30 anos antes, havia afixado suas 95 Teses.

Aluno: Igor de Lucca

Nenhum comentário:

Postar um comentário