terça-feira, 12 de agosto de 2014

Origem e Início do Capitalismo


Entre os séculos V e XV o sistema predominante na Europa era o feudalismo. Após a decadência do sistema feudal e as revoluções urbanas e culturais, surge o capitalismo. O capitalismo é o sistema sócio-econômico em que os meios de produção (terras, fábricas, etc) e o capital (dinheiro) são propriedades privadas, ou seja, tem um dono. O progresso e as mudanças na sociedade, entre elas, as novas técnicas agrícolas e a urbanização que contribuíram para o fim do feudalismo, cooperaram para o inicio do capitalismo.
A sociedade nessa fase é constituída pela minoria da população, os burgueses (ou capitalistas) e a maioria da população, os proletariados (trabalhadores). Os burgueses eram os donos dos meios de produção e os proletariados eram os operários que tem somente sua força de trabalho que vende em troca de um salário.

Características Fundamentais:
  • A mercadoria produzida é destinada as vendas
  • Os trabalhadores recebem um salário pelo seu trabalho
  • As negociações são feita com dinheiro
  • O capitalista tem o poder de admitir ou demitir funcionários, pois é dono de tudo

As fases do Capitalismo:

Capitalismo Comercial: É o chamado Mercantilismo. As grandes potências da época (Portugal, Espanha, Holanda, Inglaterra e França) exploravam novas terras e comercializavam escravos, metais preciosos, etc, com a intenção de enriquecer.
Capitalismo Industrial: Época da Revolução Industrial.
Capitalismo Financeiro: Após a Segunda Guerra, algumas empresas começaram a exportar meios de produção por causa da alta concorrência e do crescimento da indústria o que ocasionou o surgimento dos bancos.

Economia e política
A economia tinha como principal objetivo o lucro e sua base era a propriedade privada, onde se estabelecia a relação entre os burgueses e o proletariado. Os burgueses que eram os donos dos meios de produção pagavam um salário em troca da força de trabalho dos proletariados (operários), diferente do feudalismo em que os servos ficavam presos as terras. Assim mais tarde essa diferença entre burgueses e proletários vão gerar uma luta de classes.
Há também a lei da oferta e procura, onde prevalece o menor preço, estimulando assim a concorrência entre as empresas. 


Alunos: Matheus Canesin e Patrick Rogel 2ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário