terça-feira, 12 de agosto de 2014

Série Origens do Cristianismo - A Igreja Católica Ortodoxa

A Igreja Ortodoxa (do grego órtos: reto, correto, e dóxa: doutrina, opinião; literalmente, "igreja da opinião correta") ou Igreja Católica Ortodoxa, a Igreja Ortodoxa fundou-se após o Cisma do Oriente, pelos cristãos da Europa Oriental, e desde o ano do Cisma eles se mantém separados da Igreja Ocidental.

Os cristãos ortodoxos iam contra diversos princípios da Igreja, como a autoridade do papa, a duração da quaresma e até mesmo o calendário a ser utilizado! (os ortodoxos utilizam o calendário juliano, que possui 13 dias a mais no ano). A Igreja Ortodoxa se vê como a verdadeira igreja guiada por Jesus Cristo (assim como podemos ver no nome da organização).

As diferenças vão até mesmo na língua, pois enquanto os romanos decidiram por usar o latim como língua oficial, e os ortodoxos acreditavam que deveriam usar o grego e o hebraico.

Templo Ortodoxo
Até hoje os ortodoxos mantêm intactos seus rituais primitivos, ministrados pelos padres apostólicos, e também o Credo Niceno. Esta Igreja alicerçava-se em cinco Patriarcados, os de Antioquia, Constantinopla, Alexandria, Jerusalém e Roma, todos livres na esfera administrativa, e o Santo Sínodo Local é sua autoridade máxima, mas porém, ele não possui os mesmos poderes do papa dentro da Igreja.








Aluno: Igor de Lucca

Nenhum comentário:

Postar um comentário