quinta-feira, 14 de agosto de 2014

A Proclamação da Republica


A Proclamação da republica ocorreu em 1889, que instaurou a republica e deu fim a monarquia que durou cerca de 67 anos . A proclamação ocorreu na Praça da Republica, no Rio de Janeiro, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca , destituiu o imperador e assumiu o poder no país. Uma das causas da proclamação foi a crise no sistema imperial , as fortes interferencial de dom Pedro II nas relações religiosas que provocou atrito com a igreja católica, censura imposta pelo sistema monárquico, falta de apoio da elite agraria, Fortalecimento do movimento republicano.
  
A questão militar:Foi uma sucessão de conflitos, suscitados pelos embates entre oficiais do exercito e a monarquia, conduzindo a uma grave crise politica, que culminou com o fortalecimento da campanha republicana. Foi uma das questões que assinalaram a crise do regime imperial do Brasil, conduzindo a proclamação da republica
 
A questão Abolicionista: Os latifundiários escravistas, principalmente os do vale do no rio paraíba e os da baixada fluminense , não se conformaram com a abolição da escravidão e com o fato de não terem sido indemnizados. Sentido-se abandonados pela monarquia, passam a apoiar a causa republicana. São os chamados republicanos de 13 de maio.
 
A questão religiosa: Os bispos se recusaram a obedecer ao imperador, sendo presos. Em 1875, graças à intervenção do maçom Duque de Caxias, os bispos receberam o perdão imperial e foram colocados em liberdade. Contudo, a imagem do império desgastou-se junto à Igreja Católica. E este foi um fator agravante na crise da monarquia, pois o apoio da Igreja Católica à monarquia sempre foi essencial à subsistência da mesma.
 
Postado por: Rafael Borges .F
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Proclama%C3%A7%C3%A3o_da_Rep%C3%BAblica_do_Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário