quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A decadência do Feudalismo


A decadência do feudalismo aconteceu por vários motivos, a fome, a peste, a guerra. O desdobramento disso ocorreu por causa das Cruzadas, que com ela, a Europa voltou a ter contato com Oriente( navegação no Mediterrâneo) , a expansão do comércio fez com que os senhores feudais começassem a explorar muito seus servos , gerando revoltas e fugas.
As novas técnicas agrárias também contribuíram para a expansão do comércio, porém com o aumento da população, e eventos como enchentes, secas, fez com o alimento produzido não fosse suficiente para as pessoas.
A peste negra, que dizimou mais de 1/3 da população, contribuiu para o aumento da fome, devastações de muitos rebanhos e plantações.
A criação de uma nova classe social '' A burguesia '' que tinham muito poder econômico começou a pouco a pouco desestabilizar o poder dos senhores feudais, trocando a o valor da terra que era simbolo de riqueza por dinheiro, originando um novo modelo econômico o Capitalismo.
A guerra dos 100 anos aconteceu entre a Inglaterra e a França, onde a França tinha muitas terras, e queriam dificultar e impedir o comércio da Inglaterra, esse conflito por terras diminui o poder dos senhores feudais e aumenta o poder dos reis, esse guerra durou de 1337 até 1453 mesmo após o tratado de união ser feito em 21 de setembro de 1435.
A expansão ultramarina abriu horizontes para o fortalecimento dos Estados Europeus, especialmente para os monarcas e para os burgueses.

 
 Aluno: Patrick Rogel 2°A
Fonte: http://www.coladaweb.com/historia/feudalismo-decadencia
           http://www.suapesquisa.com/feudalismo/crise_feudalismo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário