terça-feira, 5 de agosto de 2014

Série Origens do Cristianismo - O início da Igreja Católica - A Igreja Católica e o Cisma do Oriente


O Grande Cisma do Oriente foi o conflito de interesses entre as duas sedes da Igreja Católica (uma em Roma e a outra em Constantinopla) que resultou no separação das duas, criando as instituições da Igreja Católica Apostólica Romana e da Igreja Cristã Ortodoxa Grega.

Ainda durante o poderio do Império Romano ficou estabelecido e acordado entre as duas partes da Igreja que a capital do Império seria Roma. Mesmo a Igreja do Oriente concordando com a decisão, havia certo ressentimento por conta de algumas exigências jurídicas que os papas insistiam em fazer.
As desavenças existentes entre as Igrejas de Roma e de Constantinopla geraram vários conflitos ideológicos. Ainda durante o Império Romano, o patriarca Fócio condenou a inclusão da fonte do Espírito Santo (filioque) no Credo da Cristandade Ocidental sob a acusação de heresia. A atitude que envolvia as questões disciplinares e litúrgicas da Igreja foi responsável por uma grave e primeira ruptura que ocorreu entre Ocidente e Oriente Católicos entre os anos de 456 e 867.

Enquanto havia essa ruptura, cada uma das igrejas foi desenvolvendo suas próprias características e particularidades, na prática os ortodoxos seguem sacramentos típicos da Igreja Ocidental, mas não acreditam na existência do purgatório ou na infalibilidade do papa. Trata-se de uma outra corrente religiosa dentro do cristianismo e dentro do próprio catolicismo, só recentemente as duas partes retomaram os diálogos tentando de alguma forma sanar o Cisma. A Igreja Católica continuou mantendo suas doutrinas e leis, que foram mudar um pouco somente após a reforma protestante.

O Cisma mudou a forma da Igreja Católica agir, e essa será nossa próxima parada nessa linha do tempo sobre nossa religião, e também vamos falar um pouco sobre como é a Igreja Ortodoxa nos dias de hoje. A propósito, minhas desculpas por não ter postado, não pude vir ao projeto nessas últimas semanas...
Até a próxima!


Aluno: Igor de Lucca

Nenhum comentário:

Postar um comentário