terça-feira, 26 de agosto de 2014

Chuva Ácida e Buracos na Camada de Ozônio


O buraco na camada de ozônio é formado principalmente pela reação química entre os CFC's (clorofluorcarbono) e o Ozônio. Os CFC’s podem ser encontrados em aerossóis, ar-condicionado, gás de geladeira e solventes.
Os CFC’s entram em processo de decomposição na estratosfera (segunda camada da atmosfera), através da participação dos raios ultravioletas que quebram as ligações do ozônio, exterminando assim as suas moléculas.
A existência de buracos na camada de ozônio é muito importante, visto que a radiação solar é absorvida por ela. Assim com a formação de buracos na camada de ozônio a absorção dos raios solares não é completamente realizada e quando chegam ao solo podem gerar câncer de pele na população, pois os raios ultravioletas são responsáveis por alterar o DNA das células. O buraco na camada de ozônio também apresenta uma grande relação com o aquecimento global.
Governos e órgãos internacionais, instituições ligadas ao meio ambiente, preocupadas com a gravidade do problema ambiental provocado por esse fenômeno buscam formas e medidas para evitar tal problema. Assim como forma de prevenção desse problema os CFC’s foram proibidos em vários países e o seu uso passou a ser menor em outros. Dessa forma, houve uma queda no crescimento do buraco na camada de ozônio.
 
Alunos: Daniela Borges e Matheus Canesin    2ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário