terça-feira, 5 de agosto de 2014

Assunto da semana: Quebra de acordos intensifica ainda mais tal rivalidade


Mesmo após o último acordo de trégua na última sexta-feira (01), surgiram mais e mais acusações por ambas as partes, em especial aos israelenses


Após semanas e semanas acompanhando o caso “Israelenses x Palestinos”, podemos resumir este conflito em poucos tópicos:

  • Essa rivalidade começou lá no passado (final do séc XIX) por motivos iniciais de disputas por território, e, mais tarde envolvendo interesses políticos, econômicos, religiosos e sociais.
  • Recentemente uma intensa guerra (assim explicado nas postagens anteriores) pôs em jogo vida de milhares de palestinos e israelenses, com ameaças de mísseis, atentados e assassinatos.
  • Essa mesma guerra desencadeou muitas insatisfações e súplicas por parte dos palestinos e israelenses que sofreram com as perdas, mas uma “luz no fim do túnel” salvou (ou pelo menos era para tal função) amenizar os ataques e mortes que tanto repercutiram na mídia, foi acordado um tratado de paz temporária de 72 horas.
  • Mas, porém, contudo, todavia... Há indícios de que Israel violara sua parte do acordo, afirmado propriamente pelo governo palestino. Mais um motivo para voltar aos conflitos iniciais.
     
Até quando esse "vai e vem" de guerras e desavenças prevalecerá ??


Escrito por: Natalia Sayuri 2ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário