sexta-feira, 13 de setembro de 2013

REFORMA RELIGIOSA


Com o fim do Império Romano, a Igreja Católica assumia as instituições como na educação e orientava a economia, também era presente na vida das pessoas e responsável por uma visão de mundo quase mágico.
A hierarquia católica abusava de seus privilégios, tanto que foram questionados como diz o escrito Victor Hugo em sua obra: ''Gargântua''.
A Igreja Católica se enriquecia por conta de doações dos fiéis, o clero se aproveitava da fé deles para usufruir de seus privilégios, e após a não aceitação dos católicos, houve uma divisão que resultou entre católicos e protestantes.
O pensamento renascentista teve grande influencia na reforma religiosa. Valorizavam o homem e suas realizações, houve confrontos com os dogmas, defendidos pelos clérigos mas não usados em suas vidas.
Apesar de não querer romper com a religiosidade, o renascentismo fez as pessoas se distanciarem dos dogmas.
Dogmas: são verdades irrefutáveis.
Com esses conflitos foram criadas doutrinas denominadas heresias.
Heresia: eram pensamentos contrários aos dogmas da igreja.
Essas confusões causaram a cisma do oriente, que foi a ruptura entre o cristianismo (1054)
que resultou na formação da igreja cristã ortodoxa grega.
Reforma Luterana

Matinho Lutero, nasceu no dia 10 de novembro de 1483 em uma família da burguesia.
Martinho possuía uma tese em que dizia: ''O justo viverá pela fé'', e as doações feitas para Igreja não salvavam as almas, o caminho da salvação era o arrependimento.
Ao apoiar esse pensamento contrariava o pensamento da parcela do clero. E o monge Agostiniano foi severo crítico dos padres que não respeitavam a castidade.
Em 1530, Lutero e Felipe escreveram a confissão de Augsburg, cujos pontos principais são: salvação pela fé, interpretação livre da Bíblia, necessidade de Batismo e Eucaristia, único dogma são as escrituras sagradas, supressão do celibato clerical e do culto às imagens ( ícones ) e submissão da Igreja ao Estado.
Reforma Calvinista
No sacro Império Romano Germânico, diante da recusa de Carlos V em oficializar o luteranismo, alguns príncipes germânicos se mobilizaram para protestar contra a atitude do imperador dando origem ao nome protestante.
Calvino introduziu novas ideias e acreditava na submissão da vontade de Deus.
Reforma na Inglaterra

A burguesia e a nobreza classificavam os padres como vadios, que desejavam o fim do pagamento de tributos à Igreja. Se aproveitaram do conflito entre Henrique VIII e o papa Clemente VII, para apoiar o monarca a romper com Roma. Em 1529, o Parlamento formalizou o apoio. Em 1532, os bispos de manifestavam contra as ações do rei na luta contra Roma. Em 1534, o Parlamento votou o estatuto da Supremacia que transformou Henrique VIII em chefe supremo da Igreja Anglicana.
Fonte: Livro de História Uma Abordagem Integrada
Alunos : Kelvin Gonçalves Rocha
Ana Caroline 2 A






































Nenhum comentário:

Postar um comentário