sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Absolutismo Monárquico



Características do Absolutismo

No século XI, conhecido como Baixa idade Média, o poder politico passa de decentralizado a ser centralizado nas mãos dos reis, ou seja, o rei tinha poder absoluto. Um dos motivos dessa transição foi as crises econômicas e algumas revoltas camponesas, consequentemente as pessoas procuravam proteção de um senhor, geralmente os senhores que tinha um exercito permanente e remunerado.
Como poder estava nas mãos dos reis o estado absolutista contava com o apoio da burguesia porque o rei tinha terras mais não tinha dinheiro então houve um acordo entre o rei e a burguesia que beneficiou os dois lados. Com os impostos do rei cobrado da burguesia , o rei sustentava os armamentos e o seu exercito.
A doutrina econômica desse período era o mercantilismo, cujas características principais eram: o metalismo, a balança comercial favorável, a política protecionista e o Pacto Colonial.

Absolutismo na França

No século XVI,sob a dinastia Valois, a França firmou o governo absolutista. Com os conflitos internos ocorreu a centralização do poder. Uma parte da burguesia cultivava a religião calvinista, já o estado era fortemente influenciado pelo catolicismo. A inciativa tomada pelo rei Henrique III, que era católico, para solucionar os problemas, aliou-se a Henrique de Bourbon, líder dos protestantes de orientação calvinista que mais tarde se tornou seu herdeiro politico. Com o falecimento do rei no ano de 1589, Henrique de Bourbon converteu-se ao catolicismo que mais tarde assumiu o trono com o nome de Henrique IV e fortaleceu o poder real na França. O novo rei acabou com as guerras religiosas assinando o Edito de Nantes, que era a liberdade dos cultos religiosos aos protestantes. Mais tarde o rei aliou-se a burguesia facilitando o desenvolvimento para o mercantilismo.
Luis XIII, sucessor de Henrique IV, nomeou como seu primeiro-ministro o cardeal Richelieu, que ampliou o poder absoluto dos reis na França na disputa comercial internacional. O fim do absolutismo francês aconteceu no reinado de Luis XIV, conhecido como O Rei Sol devido suas conquistas grandiosas.

Aluno: Valdemir Gomes
Fonte: História, uma abordagem integrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário