sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O FIM DA IDADE MÉDIA - CRISE DO SÉCULO XIV


Os séculos XII e XIII foram os pontos altos da civilização medieval. Mas, no século XIV, a Europa Ocidental sofreu uma fase conturbada, marcada por dificuldades econômicas, decrescimento populacional, guerras e o enfraquecimento da Igreja. Estes foram alguns dos sinais que anunciaram o fim da era medieval. Nos últimos anos da Idade Média a Europa Ocidental presenciou problemas econômicos. Os fazendeiros não sabiam como manter o solo fértil e, como resultado, grandes áreas de cultivo se tornaram improdutivas. Um frio incomum atingiu a Europa no século XIV, causando uma redução no cultivo de alimentos. Os europeus tinham pouco para comer e sofreram muito em períodos de fome generalizada.
A maior devastação que atingiu a Europa no século XIV foi a peste bubônica, conhecida como a Peste Negra – uma doença transmitida por ratos.  Navios italianos retornando dos portos do Mar Negro levaram a praga para a Sicília e, em 1348, ela começou a se espalhar para Europa. Estima-se que aproximadamente 20 milhões de pessoas – um terço da população européia da época – tenham morrido da doença. Mesmo aqueles que não adoeceram entravam em pânico e acreditavam que estavam sendo punidos por seus pecados. Muitos deles tentaram se absolver de seus pecados cometendo auto-flagelo. Multidões massacraram judeus, acusando-os de serem responsáveis pela praga.
Milhões de fazendeiros e artesãos morreram da praga e, por conseqüência, as safras agrícolas e o artesanato decresceram. Diante da queda da quantidade de produtos os preços subiram e os nobres, necessitando de dinheiro, exigiram mais impostos dos camponeses. Em países como Inglaterra, França e Itália, os camponeses se revoltaram, denunciando a desigualdade econômica entre ricos e pobres.



Texto: Silvio 2º C


Nenhum comentário:

Postar um comentário