sexta-feira, 6 de setembro de 2013

"Cuidado com o que diz"

Certa vez, um homem de tanto falar que seu vizinho era ladrão, provocou sua detenção para averiguações. Após vários interrogatórios descobriram que o pobre rapaz era inocente. O rapaz foi solto, após muito sofrimento e humilhação. E em seguida procurou um advogado para processar o homem que o havia acusado. Depois de correr todo o tempo do processo, finalmente chegou o dia do julgamento.
No tribunal o juiz questionou o homem sobre o porquê calunia contra o vizinho. Em sua defesa, o homem disse ao Juiz: - foram só alguns comentários, eles não causaram tanto mal, afinal, meu vizinho esta em liberdade novamente, e já está tudo bem. Depois de refletir um pouco o juiz disse ao homem: - Escreva os comentários que você fez sobre o rapaz numa folha e papel. Depois pique a folha e jogue no caminho, daqui até a sua casa. Amanhã volte aqui para ouvir sua sentença. Mesmo sem entender o motivo, o homem fez o que o juiz pediu e voltou no dia seguinte.
Então o juiz disse: - Antes da sentença você terá que recolher todos os pedaços de papel que espalhou ontem. Assustado o homem respondeu – Não posso fazer isso, meritíssimo! O vento deve ter espalhado os pedaços de papel por tudo quanto é lugar. Já não sei onde estão! - Da mesma maneira, completou o Juiz, um simples comentário pode destruir a honra de uma pessoa, espalha-se a ponto de não podermos mais concertar o mal causado.

Moral da História: Precisamos cuidar muito bem de nossas palavras, principalmente se são a respeito de alguém. A palavra dita não volta mais e seus efeitos são imprevisíveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário