sexta-feira, 13 de setembro de 2013

História de Joana D'arc - A guerra dos 100 anos

Por sua vez chamada de Donzela de Orléans era filha de Jacques D'Arc e Isabelle Romée e é a santa padroeira da França e foi uma eroina na Guerra dos Cem Anos, durante a qual tomou partido pelos Armagnacs na longa luta contra os Borguinhões e seus aliados ingleses.

Ela era descendente de camponeses, era modesta e analfabeta. Joana foi esquecida na história até o século XIX, mais conhecido como século do nacionalismo, foi apenas neste século que a França redescobriu esta personagem trágica.

Durante a primeira fase Francesa da Terceira República, no entanto o culto a Joana D'Arc esteve associado à direita monarquista da qual era um dos símbolos como o rei Henrique IV, sendo mau vista pelos republicanos.

Na Guerra dos Cem Anos o conflito começou quando as tropas inglesas invadiram a França visando unir duas coroas – Eduardo III, rei da Inglaterra e neto de Felipe, o Belo, por parte de mãe se dizia herdeiro legítimo do trono francês que passava a ser disputado por vários pretendentes desde a morte de Felipe em 1314. durante o conflito, os dois reinos alternavam períodos de vitórias e derrotas, mas a França acabou favorecida no balanço final, pois expulsou os ingleses de seu território e consolidou e a monarquia.

Um dos pontos de apoio dessa consolidação foi a formção de um nacionalismo embrionário entre a população, para o qual muito contribuiu a ação de Joana D'Arc.



Fonte: Livro didático de história

Aluna: Gabriela Sena 1º fD

Nenhum comentário:

Postar um comentário