sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O Imperialismo e o Neocolonialismo (GABARITO)

Página 43- Organizando as Ideias (GABARITO)
05.  A Conferência procurou evitar conflitos entre as potências europeias, dividindo o continente africano segundo áreas de interesse e dominação das nações europeias. Na prática, a Conferência retalhou todo continente, com exceção de três regiões que permaneceram independentes (uma do Marrocos, a Etiópia e a Libéria). As fronteiras foram criadas por acordos diplomáticos e não levaram em conta as divisões étnicas e culturais dos povos do continente. Por isso, diversos conflitos regionais eclodiram desde o fim do século XIX. Esses conflitos se acirraram ainda mais no século XX, com o processo de independência das ex-colônias africanas.
06. A conquista da Índia começou no final do século XVI, com a criação Companhia das Índias Orientais, destinada a estabelecer uma atividade comercial sistemática com a Índia e o sudeste asiático. A partir de então, os ingleses instalaram feitorias em diversas cidades do subcontinente indiano (Madras, Bombaim, Calcutá, etc.). Assim, o território indiano foi pouco a pouco colocado na área de influência dos ingleses. No início do século XIX, embora o imperador Mongol fosse o governante nominal da Índia, o país era de fato um protetorado da Inglaterra. Em 1976, a Índia tornou-se oficialmente parte do Império Britânico, com a coroação da rainha Vitória. A presença britânica afetou profundamente a cultura local, destruindo a tradicional economia indiana, especialmente, as manufaturas de algodão. Este longo processo de dominação estimulou o ódio dos indianos pelos britânicos, provocando rebeliões como a Revolta dos Cipaios, em 1857.
07. “Era Vitoriana” é a designação do período no qual o Império Britânico foi governado pela rainha Vitória, entre 1837 e 1901. Nesta época, a expansão imperialista britânica já se fazia sentir da Índia à Austrália, porém no período vitoriano a expansão industrial inglesa atingiu o apogeu. Diversas medidas foram tomadas para diminuir as tensões sociais provocadas pela Revolução Industrial (ensino primário obrigatório e gratuito, direito de greve e outras leis trabalhistas); as barreiras alfandegárias foram quebradas consolidando o liberalismo econômico; as indústrias se desenvolveram e alcançaram as mais diversas regiões do planeta. Sem concorrentes e dotadas de grande poder militar, a Inglaterra consolidou na Era Vitoriana o maior Império já existente.
08.  Em 1839, a China destruiu carregamentos de ópio  contrabandeados por navios ingleses em portos chineses. A medida foi interpretada pela Inglaterra como uma violação às leis do livre comércio, que declarou guerra à China. O conflito deu início à Guerra do Ópio (1839-1942), vencida pelos ingleses, que exigiram a abertura de portos chineses aos  produtos britânicos e a entrega da ilha de Hong Kong. Novos conflitos de 1856 e 1858 (Segunda Guerra de Ópio) impuseram novas derrotas chinesas e aplicaram ainda mais o poder britânico e francês sobre a região, graças ao pagamento de vultosas indenizações pelos chineses e a abertura de novos portos ao comércio internacional.
Alunos: João Vitor Alarcon Fernandes

Larissa Cristina Guslen Rufino dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário