sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Independência, até que ponto?


Estamos na semana da Pátria, dias que antecedem o famoso e talvez mais importante marco histórico do nosso país. A independência do Brasil.
Mas o que foi a independência? Foi quando Dom Pedro I proclamou as margens do rio Ipiranga as palavras “Independência ou Morte”? Sim, de fato foi, a independência foi mais do que isso, elas nos tornou livres. Livres das garras de um opressor, a Coroa Portuguesa, que explorava a nós e as nossas terras em busca de riquezas, sem dar nada em troca.
Ai você me pergunta “o que isso tem a ver comigo hoje?” Afinal, isto foi há séculos. Mas se pararmos para analisar, nos dias de hoje, será que somos tão livres assim? Estamos nós hoje livres das opressões e explorações? Quanto de impostos você, sua família, nós brasileiros pagamos todos os dias por uma coisa que deveria ser nossa por direito? Quantas pessoas em prol de uma educação e saúde melhor pro nosso país foi oprimida com força brutal nas manifestações recentes?
É por estas e outras que devemos sim ser patriotas, amar nossa nação. Ter a noção de que a independência do Brasil não foi um mero acontecimento, ela nos deu uma oportunidade. A oportunidade de lutar por um país melhor e te-lo realmente. Tenha o orgulho de ser brasileiro, pois o que estamos passando hoje não é culpa do Brasil, é apenas um reflexo dos seus governantes. Não mude de país, mude de atitudes e vote certo, em gente decente. Que vai fazer o melhor para a nossa nação. E neste sábado, dia 7 de Setembro de 2013 vamos comemorar os 191 anos da nossa independência.
Autor: Ademir Xavier.
Colaboradores: Professora Zilda/ Valdemir/ Isabela/ Larissa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário