quinta-feira, 30 de maio de 2013

PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA

Vinda da família real para o brasil


No inicio do seculo XIX ocorrendo as guerras na Europa entre a França e Inglaterra que disputavam o poder no continente europeu .
Em 1808 a Inglaterra preste a ser invadida pelas tropas napoleônicas francesa,o príncipe de Portugal D. João sem ter como enfrentar os militares franceses tiveram  que transferir  a corte portuguesa para sua maior colonia o Brasil, com ajuda dos aliados ingleses.

A chegada da família real ao brasil :

Vieram para o brasil 14 navios, alem da família real vieram criados, assessores, funcionários e pessoas ligadas a corte portuguesa,junto consigo trouxeram muito dinheiro, obras de arte,documentos,livros,objetos de valor e bens pessoais. Após algumas tempestades alguns navios foram para Rio de Janeiro e outros foram parar em Salvador.Em março deste mesmo ano a corte portuguesa se instala no Rio de Janeiro,muitos moradores foram expulsos de suas moradias sob a ordem de D. João para que as moradias fossem usadas pelos funcionários do governo, este fato gerou muitos transtornos na população brasileira. Em 1818 morre a mãe de D. João e ele assume o trono tornando-se rei.
Uma das principais medidas tomadas por D. João foi abrir o comercio brasileiro  para aliados de Portugal. A principal beneficiada com isto foi a Inglaterra que passou a ter vantagens  comerciais e dominar o comercio com o brasil. Os produtos ingleses chegavam ao Brasil com impostos de 15%, enquanto de outros países deveriam pagar 24%. Esse privilegio fez com que o nosso país fosse inundado por produtos ingleses com isso acabou prejudicando o desenvolvimento da industria brasileira. Os franceses ficaram em Portugal por pouco tempo, pois o exercito inglês derrotou as tropas francesas com isso os portugueses passou a exigir o retorno do rei que estava no Brasil. Em 1820 acontece a revolução do porto os revolucionários vitoriosos passaram a exigir o retorno do rei para Portugal e a aprovação de uma constituição. Pressionado pelos portugueses D. João volta para Portugal em 1821 deixando em seu lugar seu filho D. Pedro como príncipe regente.

Aluna: Nayara 3º A

FONTE:http://www.historiamais.com/familia_real.htm

http://www.infoescola.com/historia/a-vinda-da-corte-portuguesa-para-o-brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário