quarta-feira, 15 de maio de 2013

MÓDULO PARA A SEMANA DE JOGOS - SEGUNDOS ANOS



MÓDULO DE HISTÓRIA (valor: 2,0)

ALUNO(a) _________________________________ ._____ 2º ______

LER O CAP. 19 DO SEU LIVRO, IMPRIMIR E RESPONDER OS EXERCÍCIOS DA PÁG 179. LER TAMBÉM O TEXTO "AS LENDAS ANGOLANAS" DA PÁGINA 180, IMPRIMIR E RESPONDER AS TRÊS QUESTÕES PROPOSTAS. 


Exercícios página 179: Organizando as Ideias

1-Por muito tempo, as condições ambientais da  África  subsaariana  dificultaram a fixação de grupos humanos, o desenvolvimento de cidades e o aparecimento de civilizações mais complexas. Que condições eram essas?
2-Os povos africanos  criaram diversas formas de organização social e política ao longo de sua história. Havia povos organizados em pequenas aldeias e grupos nômades, em reinos, em confederações ou em cidades. Quais eram os elementos comuns que mantinham a identidade e a coesão dessa forma de organização?
3-O reino de Axum surgiu na costa oriental do continente africano. Escreva um pequeno texto sobre o desenvolvimento desse reino.
4-Qual foi a importância do  camelo para o desenvolvimento do comércio transaariano?
5-Descreva, em linhas gerais, as características do reino de Gana e do reino do Mali.
6-Sob a influência de diferentes fatores ambientais, econômicos, políticos e sociais, constituíram-se
diversas religiões no continente africano antes do advento do cristianismo e do islamismo. Indique pelo menos dois elementos comuns a essas religiões.
7-Os iorubás desempenharam papel significativo na formação da cultura brasileira por meio de elementos religiosos, musicais e culinários, entre outros. Faça uma síntese das principais características da civilização iorubá.
8-Quem eram os bantos e como se realizou a expansão desse povo pelo continente africano? 

Exercícios página 180: "LENDAS ANGOLANAS"

1- Os dois contos revelam algumas diretrizes que deveriam nortear os procedimentos de um bom rei africano. Que diretrizes seriam essas ?
2- Em sua opinião, que valores são necessários para caracterizar um bom governante ? Faça uma lista desses valores, juntamente com argumentos que justificam a escolha. Em seguida, compare a sua lista com a dos seus colegas.
3- Baseado nesses modelos, elabore um pequeno conto no qual um ou mais valores listados por você fiquem evidenciados. Em seguida, leia seu conto para a classe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário