sexta-feira, 17 de maio de 2013

A crise de Roma


O auge de Roma se deu no início do século I e II, mas acabou em decadência nos séculos III, IV e V.
A moeda de Roma deixou de ter valor a partir do século III devido à crise interna e a falta da sabedoria dos Imperadores de saber contornar a crise e levar novamente Roma ao auge, assim declinando a economia em Roma. Os preços ficaram baixos, diminuindo o lucro e anulando o comércio, a população também diminuiu devido ao colapso da economia e dos escravos.
Os trabalhadores da época se localizaram nos campos, produzindo alimentos para consumo próprio ( agricultura de subsistência ), assim acabando com a divisão do trabalho.
Sofreram invasões dos Germanos, povos bárbaros que começaram a invadir Roma primeiramente de forma pacífica, mas com a chegada dos UNOS invadiram de vez Roma, outro fator que favoreceu o declínio de Roma foram as crises internas por poder.
Alguns Imperadores tentaram contornar a crise e levar Roma novamente ao auge, um deles foi Diocleciano que dividiu Roma em duas partes, sendo elas Oriental e Ocidental, e mais tarde dividindo em quatro governantes, chamado de tetrarquia, também chegou a perseguir os cristãos.
Diocleciano abdicou do poder em 305 d.C, sendo assim mais uma vez o Império passou a ter brigas internas por poder, mas foi em 324 d.C que Constantino se tornou Imperador, diminuindo consideravelmente as brigas internas e levando Roma novamente a um só governante.
Constantino concedeu liberdade de cultos dos cristãos e pôs fim as perseguições, transferindo a capital de Roma para Constantinopla.
O Império Romano do Ocidente com a capital em Roma caiu em poder dos bárbaros em 476 d.C termina aí a Idade Antiga. O império Romano do Oriente, também chamado de Império Bizantino sobreviveu até 1453 quando a sua capital, a cidade de Constantinopla foi tomada pelos Turcos, pondo fim a Idade Média.

Autor do Texto : Kelvin Gonçalves Rocha 2º A
Fonte de Pesquisa : Livro História em Movimento Gislane e Reinaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário