sexta-feira, 17 de maio de 2013

A Revolta de Beckman


A revolta de Beckman, também conhecida como revolta dos irmãos Beckman ou de Bequimão ocorreu em 1684 na cidade de São Luís no Estado do Maranhão, revolta nativista realizada mediante a insatisfação dos colonos que estavam revoltados pela proibição do príncipe Dom Pedro em 1680 da escravização indígena, pela ordem de que todos os indígenas fossem libertos e recebessem um pedaço de terra para cultivo.
O governo como forma de minimizar a insatisfação criou em 1682 a Companhia Geral de Comércio do Estado do Maranhão que seria destinada a abastecer a região com quinhentos escravos ao ano com preços fixos, além de comercializar mercadorias vindas da Europa; entretanto na pratica os navios não chegavam nas datas combinadas, traziam menos escravos que o numero estimulado e cobrava preços exorbitantes pelos produtos trazidos, além da falta de qualidade dos mesmos.
Com todos estes acontecimentos a insatisfação dos colonos aumentava cada vez mais, e estes começaram a se reunir na casa do senhor Manuel Beckman para discutirem essa situação. Assim em 1684 eles se insurgiram: depuseram o governador Francisco de Sá Menezes e colocaram em seu lugar uma Junta Geral liderada por Manuel Beckman e constituída por representantes do clero, da elite local e do povo.
Esta Junta Geral tinha como objetivo acabar com a Companhia Geral de Comércio do Estado do Maranhão, assim dando fim ao monopolio.
A partir de então na noite de 24 de fevereiro de 1684 os irmãos Beckman com o apoio de comerciantes saquearam um deposito da Companhia Geral e cercaram o convento de Santo Antônio e expulsaram os jesuítas do Maranhão, que voltaram para Portugal .
O irmão de Manuel, Thomas Beckman foi até Portugal com o intuito de explicar o ocorrido e conquistar o apoio da Coroa Portuguesa, porém acabou preso e mandado de volta para o Brasil( colonia) . Em seguida a Coroa enviou um novo governador ao Brasil, Gomes Freire de Andrade que anulou o ato do governo anterior e trouxe de volta os jesuítas.
Thomas Beckman foi deportado para Pernambuco , mais tarde Manuel Beckman que havia fugido da colonia foi capturado, ele, Thomas Beckman e Jorge Sampaio foram enforcados, e decapitados.
 Aluna: Stefany de Souza



Nenhum comentário:

Postar um comentário