quarta-feira, 15 de maio de 2013

A Revolução Francesa

            O contexto da frança pré – revolucionário corresponde a decadência do Feudalismo e o crescimento da burguesia.
            A frança estava sofrendo um irreversível declínio. A nobreza recusava a se desenvolver as atividades capitalistas.
            A população francesa estava vivendo uma situação econômica muito difícil.
            Quando os camponeses procuravam trabalho submetiam a exploração do dono das terras. Os trabalhadores urbanos tinham um grupo profissional desqualificado diferente dos camponeses, eles não tinham espaço definido na sociedade.
            A nobreza e o clero acreditava que eles controlariam a assembleia, o sistema era para cada estado, a nobreza tinha um voto, o clero um voto, o 3º estado outro voto. O 3º estado queria que o sistema de voto fosse por cabeça, porque o sistema garantia a maioria dos votos.
            A frança era uma monarquia absolutista onde o poder do rei era justificado pela origem direito divino.
            A primeira fase da revolução foi assembleia nacional que tinha na burguesia, sua liderança visava algumas leis para conquista a revolucionaria. A declaração dos direitos do homem e do cidadão de estabelecer igualdade jurídica para os franceses. A burguesia lutava também para der a garantia da propriedade privada.
            Os jacobinos que eram apoiados pelos sans-cullotes, derrubaram gerúndios que  proclamavam a convenção montanhesa.
            Os lideres jacobinos eram Marat, Sain – Just, Robespierre e Danton.


Alunas: Ellen Caroline Nicolodelli.
Larissa Aparecida Gomes.

A Revolução Francesa foi um dos maiores acontecimentos dos últimos tempos, iniciou-se em 14 de julho de 1789, com a tomada da Bastilha, por causa dos problemas sócias, econômicos e políticos, que a França atravessava neste período.
            A França da época estava dividida em três estamentos, O primeiro Estado era Clero, o segundo Estado era a Nobreza e o Terceiro Estado a Burguesia e os trabalhadores. O terceiro estado era constituído por cerca de, 98% da população. Ninguém podia ser elevado de classe social, ''quem nascia pobre, morria pobre''.
            A primeira fase da Revolução foi a “Assembleia Nacional”. A segunda fase foi a “Convenção Nacional” e a terceira fase chamada de “Diretório”.
            A França era uma monarquia absolutista, onde o Rei Luís XVI governava sem nenhuma preocupação com as precárias condições de vida da maioria da sociedade.
            Havia falta de democracia na época, pois os trabalhadores não podiam votar, nem se quer dar opinião ao governo.
            O lema dos revolucionários foi ''Liberdade, Igualdade, Fraternidade'' e representava o terceiro estado.
            A nobreza tentou deixar a França e a família real que foi capturada. Rei Luís XVI e sua esposa a Rainha Maria Antonieta foram mortos na Guilhotina.
            Na França os Girondinos representavam a alta burguesia e não queriam mudanças radicais na Revolução, já os Jacobinos representavam a baixa burguesia e eram violentos porque queriam mudanças radicais na Revolução.


Aluno: Kelvin Gonçalves Rocha.


Em final do século dezoito, a Franca tinha 28 milhões de habitantes , cerca de 85% da população
que vivia no campo,e 15% da cidade.
Parte de sua população pertencia ao clero, ao qual pertencia 20% da população, e tinham vários privilégios através disso. Sua população era dividida em três estados: o estamento, deficit, , a família real .
Deficit: surgiu em 1789 com a dificuldade das finanças publicas, e propôs que o principio eu segundo começaram a pagar impostos.
Girondinos e jacobinos: girondinos eram a burguesia(pequena/media)e os jacobinos eram a alta burguesia .
Diretório: criado em 1791 ele acabou 1793, era uma nova constituição , ordem onde constituíam com 5 deputados eleitos pelo povo.
Marat: era o jornalista que escrevia o jornal “amigo do povo” que vivia maior parte de seu tempo em sua banheira. Morreu em sua banheira com uma facada na clavícula direita e sua morte teve muita comoção na frança. Em sua mão havia um bilhete escrito por charlote Corday sua amante que foi executada quatro dias depois.
Aluno: Mateus


          A revolução francesa foi um dos acontecimentos mais marcantes do século XVIII e dos últimos tempos.
          Na época a sociedade se encontrava dividida em três estados:
          1º clero
          2º nobreza
          3º burguesia e o povo
          Os dois primeiros estados dispunham de varias regalias e viviam da exploração do 3º estado que por sua vez trabalhava e pagava altos impostos.
          Nas ultimas décadas do século XVII a França passava por uma grave crise, e a população não tinha acesso nem ao pão que era o alimento mais popular. Com o intuito de reverter essa situação, o 3º estado pedia a alteração da contagem de votos, exigindo que fosse por cabeça.
          Após diversas discussões os estados gerais proclamaram a formação de uma Assembleia Nacional Constituinte.
           A multidão deu inicio a revolução no dia 14 de julho com a queda da Bastilha, dois anos depois    Luís XVI e sua família continuava confinado no palácio das Tulherias, e os constituintes elaboram a Constituição Constituinte.
          A revolução tinha duas frentes de combate, os girondinos (representantes da alta e baixa burguesia) e jacobinos (representantes da pequena burguesia). Os jacobinos no inicio tinha grande apoio da população, porem com a grande repressão imposta por eles perdeu o apoio e seus lideres Robespierre e seus aliados foram mortos na guilhotina.
          A partir de então se coloca fim ao período denominado o grande Terror. Em 1795 uma  Nova Constituição surge o Diretório, onde Napoleão Bonaparte foi escolhido para comandar pois o período enfrentava graves dificuldades.
          Napoleão reprimiu as revoltas e se tornou o mais importante general da França..
18 Brumário foi o momento em que Bonaparte em busca do poder da França substitui o Diretório por três cônsules provisórios (Copulado) e se nomeia como o primeiro- cônsul da França e usou de seu prestígio para promover reformas visando recuperar a economia e as instituições.

Alunas: Stefany de Souza
Cláudia Dias.







Nenhum comentário:

Postar um comentário