sexta-feira, 17 de maio de 2013

A Guerra dos Emboabas

A Guerra dos Emboabas aconteceu na região de Minas Gerais, entre 1708 e 1709. Com a descoberta de ouro no Brasil, ocorreram mudanças dentro e fora da colônia, a mineração passou a ser vista como forma de enriquecimento de populações de outras províncias e dos próprios portugueses, por essa razão, as jazidas de ouro seriam alvo de uma intensa disputa.
Os bandeirantes paulistas que foram os responsáveis pelas primeiras descobertas, acreditavam que a exploração das minas deveria ser feita exclusivamente pelos pioneiros, já a Coroa Portuguesa via o feito como mais uma forma de sanar a vida do Estado Lusitano.
Liderados por Manuel Nunes Viana, os emboabas- termo utilizado para denominar os estrangeiros que tentaram controlar a região tardiamente (os bandeirantes paulistas reinterpretaram o termo “emboaba” para se referir aos forasteiros que, alcançavam a região interiorana atrás dos metais preciosos- organizaram expedições com o intuito de enfraquecer a supremacia dos paulistas nas regiões mineradoras.
O combate no Capão da Traição, ficou conhecido pela morte de 300 paulistas pela mão dos emboabas. Tendo em vista a situação de confronto, os colonizadores portugueses buscaram formas para reafirmar sua autoridade no local. No ano de 1709, a Coroa Portuguesa determinou a imediata separação territorial das capitanias de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Ao fim da guerra, os bandeirantes buscaram outras jazidas nas regiões de Mato Grosso e Goiás. Alguns destes bandeirantes, beneficiados com o ganho da atividade mineradora, aproveitaram para formar unidades agrícolas que abasteceriam os núcleos urbanos que surgiram naquela mesma época.

FONTE: http://www.brasilescola.com/historiab/guerra-dos-emboabas.htm
ALUNA: Larissa Cristina Guslen R. dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário