quarta-feira, 21 de novembro de 2012

REVOLUÇÃO RUSSA


A Rússia entrou no século XX como um dos países mais atrasados do mundo. A economia era baseada na produção rural e 90% da população não sabia ler nem escrever. Como se não bastasse, grande parte da população russa vivia em estado de miséria, se alimentando mal e tendo que trabalhar diversas horas para conseguir pagar os altos impostos que eram usados para sustentar uma minoria de nobres, que viviam luxuosamente nos palácios ao lado do todo poderoso da nação, o czar Nicolau II.
A Revolução Russa:
O poder autoritário se impunha sobre toda a sociedade: não havia garantias de liberdade individual, a censura fiscalizava a imprensa e a produção intelectual e artística, o ensino era controlado pelo Estado e constituía um privilegio dos abastados, tribunais militares a serviço do czar funcionavam como justiça comum e julgavam causas civis. As camadas pobres da população não tinham canal de representação politica ou de defesa de seus interesses.
No começo do seculo XX, entre 80 e 85% dos trabalhadores russos viviam no campo. A servidão foi abolida em 1861, mas as condições de vida dos camponeses(mujiques) continuavam precárias.
A revolução russa ocorreu tardiamente, se comparada com outros países europeus que já viviam esse processo desde o final do século XVIII. Somente nas ultimas décadas do século XIX as indústrias expandiram- se no país.
Três grupos politicos articularam- se, tentando assumir liderança do movimento e derrubar o czar: os reformistas, que pretendiam criar um regime parlamentar sem modificar as estruturas econômicas e sociais; os mencheviques, que pretendiam criar uma democracia burguesa para, depois, instalar o regime comunista; e os bolcheviques, liderados por Lênin, que acreditavam na luta armada para derrubar a monarquia e criar um governo proletário.

COCLUSÃO:
Temos a revolução Russa como um propósito para melhoras entre a nação envolvendo uma série de fatos citadas nos textos anteriores, e logo nisto envolve o socialismo uma pratica adotada em certos países e originada na própria Russa e logo adotada por outros países.
Aluna: Flávia Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário