segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Cruzadinha- Grandes Navegações


1- Eles adquiriam mercadorias no Oriente e as levavam até entrepostos comerciais instalados em áreas próximas ao ___________________ ou na parte mais oriental do Mediterrâneo.
2- Entre sair da Ásia e chegar à ____________, os preços desses produtos sofriam aumentos de mais de 4 mil por cento.
3- Além dos relatos do veneziano Marco Polo, as informações disponíveis sobre o Oriente era encontradas, quase sempre, em obras escritas por pessoas que jamais haviam estado na _____________.
4- Entre os instrumentos utilizados pelos navegantes em suas viagens a partir do seculo XV, destacam-se a Bússola, juntamente com o Quadrante e o astrolábio, os _________________ um instrumento muito importante criado por ele no Século V para se orientar em alto mar.
5- Busca de um novo ____________________.
6- As grandes navegações tinham como objetivo a busca de um novo caminho marítimo para chegar as Índias, centros produtores de produtos muito procurados na Europa que eram as _____________________.
7- Em 1519, o português Fernão de ________________ a serviço da coroa espanhola, deu início à primeira viagem ao redor da terra.
8- A ___________________ comprada por cerca de 3 ducadas na Índia, era revendida no Cairo por 68 ducadas e quando chegava às cidades da Europa estava cotada em quase 140 ducados.
9- Algum tempo depois da conquista de Ceuta, dom Henrique se transferiu para Algarve, fixando-se nas proximidades de _______________ a vila mais ocidental da Europa.
10- Região de arrecifes pontiagudos, o cabo era considerado um obstáculo intransponível pelos portugueses. Quando chegavam ali, as _________________ sofriam sérias avarias ou afundavam,, em poucos anos cerca de 20 embarcações foram a pique.
11- O medo de se aventurar por essas regiões começou a mudar a partir de 1453, quando os turcootomanos tomaram Constantinopla e dominaram o ___________________________________ passando a cobrar altas taxas das caravanas que cruzavam a região.
12- O sucesso da empreitada de Vasco da Gama estimulou novas viagens. Em 1500, após afastar-se da costa africana, o navegador Pedro Alvares Cabral alcançou terras ao oeste do atlântico sul que mais tarde passariam a ser chamadas de Brasil. No ano seguinte, o florentino Américo Vespúcio, a serviço do rei de ______________ mapeou essas terras, chegando às Índias, mas sim de um novo continente que, em sua homenagem passou a ser chamado de América.
13- O feito de Colombo levou os governantes de Portugal e da Espanha a se envolverem em uma disputa a respeito de qual dos dois países teria primazia sobre “novas” terras. Como não chegavam a um acordo, os reis de Portugal e Espanha, pediram ao papa Alexandre VI que servisse de juiz na disputa. Em 7 de junho de 1494, com o testemunho do papa, representantes dos dois governos chegaram finalmente a um acordo e assinaram o _________________.
14- Após a assinatura do tratado de Tordesilhas, os espanhóis continuaram com suas ______em direção ao continente americano.
15- Os feitos portugueses estimularam o interesse de navegantes de outras regiões da Europa em descobrir um caminho alternativo para as Índias. Um deles era o genovês Cristóvão ______________.
16- Colombo acreditou ter chegado às Índias, mas suas embarcações haviam aportado em um continente desconhecido dos europeus e que posteriormente passou a ser conhecido como ______________
17- O Protetor dos marinheiros __________________________.





01)




G























02)

R

























03) A

























04) N























05)

D

























06) E

















07)







S


























*





















08)



N
























09)
A





















10)



V
























11)
E




















12)




G
















13)








A



















14)





Ç
























15)
O






















16)


E

























17) S
















 
Aluno: Eduardo Ercolin

2 comentários: