segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Portugal e seu Império


Com a descoberta do caminho marítimo para as Índias e a chegada nas terras que ficariam conhecidas como Brasil, Portugal se transformou na primeira nação europeia moderna a ter um império ultramarino. Para assegurar suas conquistas, os portugueses construíram fortalezas e feitorias na América do Sul, África e Ásia, que serviam de apoio ás suas embarcações e eram utilizadas para armazenar produtos posteriormente vendidos na Europa.
Em meados do século XVI, os portuguesas mantinham mais de cinquenta fortes e feitorias no mapa a seguir.
Habitualmente, as embarcações portuguesas partiam do rio Tejo. Além dos tripulantes, levavam também padres jesuítas com o objetivo de converter as populações das terras conquistadas ao catolicismo. Eram viagens longas e difíceis. Muitas pessoas morriam durante o trajeto, por causa de doenças e naufrágios. No boxe da página seguinte você pode ler trechos do diário de bordo da primavera viagem de Vasco da Gama às Índias, nos quais são narrados as dificuldades enfrentadas pelos marinheiros em alto-mar.
Os portuguesas dominaram a maior parte do comércio ao longo do Índico por quase um século, transportando para a Europa especiarias, chásedas, pedras preciosas e africanos escravizados. Capturadas na Africá, essas pessoas eram enviadas como escravaos também para as colônias portuguesas na América e nos Açores.

ALUNO: GABRIEL FEDRIGO 1ºC

Nenhum comentário:

Postar um comentário