quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Os povos da América


Muito antes da chegada de Cristóvão Colombo, a América já era ocupada por vários povos, que viviam de variadas formas, as quais iam da organização tribal até vastos impérios, como era o caso dos astecas, que viviam na região conhecida como Mesoamérica.
Os Maias
Viviam na região aonde hoje está a península mexicana Yucatán e áreas onde atualmente se localizam Guatemala, Honduras, El Salvado e Belize. Politicamente se organizam em cidades-estado e a base da sua economia é a agricultura, a parte mais numerosa da população era os mazehualob os trabalhadores agrícolas. A monarquia era hereditária e tinha caráter religioso.
A maior parte dos deuses era representados por elementos naturais, mas havia também a crença em um deus criador do mundo, que era chamado de Hunab.
Os Incas
Viviam na região que hoje correspondia à Bolívia, ao Peru, ao Equador, a parte do Chile, chegando até a Argentina. No início de sua formação, organizavam-se em tribos que compunham uma confederação no Vale do Cuzco. As disputas com povos vizinhos criaram nos incas o impulso imperialista. Na primeira metade do século XV começou a expansão inca.
O império Inca era formado por numerosas comunidades agrícolas, os chamados ayllus, e seu líder máximo era o Inca, o filho do Sol, e que, na sua tarefa de governar, era auxiliado pelos Karakas.
Todas as famílias tinham a obrigação de entregar ao inca parte de suas produções.
Os Astecas
Os astecas (1325 até 1521; a forma azteca também é usada) foram uma civilização mesoamericana, pré-colombiana, que floresceu principalmente entre os séculos XIV e XVI, no território correspondente ao atual México.Na sucessão de povos mesoamericanos que deram origem a essa civilização destacam-se os toltecas, por suas conquistas civilizatórias, florescendo entre o século X e o século XII seguidos pelos chichimecas imediatamente anteriores e praticamente fundadores do Império Asteca com a queda do Império Tolteca. Os astecas foram derrotados e sua civilização destruída pelos conquistadores espanhóis, comandados por Fernando Cortez.O idioma asteca era o náuatle (nahuatl).

Nenhum comentário:

Postar um comentário