quarta-feira, 30 de maio de 2012

CONTEÚDO: PAS/UEM

EMPIRISMO

Na filosofia, Empirismo é um movimento que acredita nas experiências como únicas (ou principais) formadoras das ideias, discordando, portanto, da noção de ideias inatas.

O empirismo é a sabedoria por percepções; pela origem das ideias por onde se percebe as coisas, independente de seus objetivos e significados; pela relação de causa-efeito por onde fixamos na mente o que é percebido atribuindo à percepção causas e efeitos; pela autonomia do sujeito que afirma a variação da consciência de acordo com cada momento; pela concepção da razão que não vê diferença entre o espírito e extensão, como propõe o racionalismo e ainda pela matemática como linguagem que afirma a inexistência de hipóteses.

Na ciência, o empirismo é normalmente utilizado quando falamos no método científico tradicional (que é originário do empirismo filosófico), o qual defende que as teorias científicas devem ser baseadas na observação do mundo, em vez da intuição ou da fé, como lhe foi passado.

O termo tem uma etimologia dupla. A palavra latina experientia de onde deriva a palavra "experiência", é originária da expressão grega. Por outro lado, deriva-se também de um uso mais específico da palavra empírico, relativo aos médicos cuja habilidade derive da experiência prática e não da instrução da teoria.

Concluí-se assim que, o empirismo é um movimento que acredita que para descobrir a verdade é necessário experiências e não só das ideias, sentidos e não razão.
 


Texto: Giovana Thalia Augusto 1° D

Nenhum comentário:

Postar um comentário