quarta-feira, 23 de maio de 2012

Economia do Brasil colônia


   O açúcar era um produto de grande comercialização na Europa, onde alcançava altos valores de venda porque era um produto raro e caro e que gerava muitos lucros. Para a comercialização do açúcar deveria ter o plantio de canas de açúcar. Após as experiências positivas de cultivo na Região Nordeste do Brasil, a cana se adaptou ao clima e ao solo da região, com isso, o plantio foi feito em grande escala. Seria uma forma de Portugal lucrar com o comércio do açúcar, além de começar o povoamento do Brasil.
   Para organizar melhor a colônia, foi feito uma divisão em Capitanias Hereditárias. O território foi dividido em quinze faixas de terras doadas aos donatários (nobres de Portugal). Estes podiam explorar os recursos da terra, mas ficavam encarregados de povoar, proteger e estabelecer o cultivo da cana-de-açúcar.
   Em geral, o sistema de Capitanias Hereditárias fracassou, em função da grande distância da Metrópole, da falta de recursos e dos ataques de indígenas e piratas. As únicas capitanias que não entraram em decadência foi a de São Vicente e Pernambuco, que foram as únicas que apresentaram resultados, graças aos investimentos do rei e de empresários no cultivo da cana-de-açúcar.





Texto: Isabela Bandini

Nenhum comentário:

Postar um comentário