segunda-feira, 28 de maio de 2012

CONTEÚDO PAS/UEM


As revoluções burguesas na Inglaterra e na França

As revoluções burguesas se devem a um processo histórico, que consolidou sua ascensão ao poder político e econômico na Inglaterra tornando-se uma monarquia parlamentar.

  • Revolução Inglesa

No século XVII aconteceram duas grandes revoluções na Inglaterra, envolvendo diferentes grupos políticos e econômicos, aglutinados em: nobreza de um lado e burguesia do outro.
  • Revolução Puritana
Sobre a liderança de Cromwell, a Inglaterra viveu um curto período de governo republicano, denominado Commonwealth. A guerra civil mostrou dois lados da sociedade inglesa, de um lado estava o partido dos Cavaleiros, que apoiavam o rei: a nobreza proprietária de terras, os católicos e os anglicanos; de outro estava os Cabeças Redondas ( pois não usavam cabeleiras compridas como os nobres) partidários do Parlamento.
  • República Puritana
Ao término da revolução puritana, o Parlamento saiu vitorioso, implantando um curto período de república na Inglaterra. Seu governo priorizou o desenvolvimento da indústria naval; a partir de 1650, lançou os Atos de Navegação que protegiam os comerciantes ingleses, diminuindo a presença holandesa no comércio internacional. A holanda reagiu a esses Atos ocasionando uma guerra que foi vencida pela Inglaterra, marcando o inicio do poderio britânico sobre os mares, tanto no que diz respeito ao comércio como no que se refere as guerras.
  • A restauração e Revolução Gloriosa
Após a morte de Cromwell, provocou uma crise política bastante oportuna para os Stuart, que voltaram ao poder. Assim que Carlos II assumiu o poder tentou restabelecer a monarquia absolutista. Diante dos projetos do rei, o parlamento se dividiu em dois grupos politicos: Whig (puritanos), composto pela burguesia liberal e adeptos de um governo controlado pelo Parlamento e Tory (anglicanos), formado pelos conservadores e adeptos do absolutismo. Guilherme só foi proclamado rei quando aceitou a Declaração dos Direitos ( Bill of Rights ), que limitava os poderes do rei e estabelecia a superioridade do Parlamento. A Revolução Gloriosa foi um complemento da Revolução Puritana, garantindo a supremacia da burguesia, através do controle do Parlamento. Também garantiu o fim do absolutismo monárquico na Inglaterra e o surgimento do primeiro Estado burguês, sob a forma de uma monarquia parlamentar.

Texto: Isabela Bandini
Murilo Henrique Trombini



Nenhum comentário:

Postar um comentário