quarta-feira, 30 de maio de 2012

Conteúdo PAS-UEM

                                                           A história da Grécia



A história da Grécia se divide em quatro períodos para melhor entende-la:
Período homérico, Período arcaico, Período clássico e Período helenístico.

O primeiro período corresponde a fase inicial da historia da Grécia.

  • Período Homérico: Um período compreendido entre a invasão dórica e a organização da sociedade grega em comunidades de grandes famílias são as que se referem entre Ilíada e a Odisseia.

Aliade fala da guerra de troia e do modo de vida dos gregos naquele momento: a odisseia relata o retorno dos heróis da guerra, sobretudo e de Ulisses, à terra matal.
No período Homérico, a sociedade grega passou a se organizar em gené(espécies de clã) por isso ficou conhecido como sociedade gentílica.


  • Período Arcaico:a disputa por melhores terras nos gene e exatamente entre as tribos produziu um processo de centralização do poder politico local. Para sua própria proteção a liderança dos gene a reunião dos fratrias gerou atritos a união de varias tribos gerou a polis.

A partir do momento, a história política da Grécia começou a ser marcada pela pólis, que, na verdade, não representava só o espaço físico da cidade das terras agrícolas , ao seu redor mais designava a organização social, civil, politica, moral e religiosa de uma cidade-estado.

  • Período Clássico: O período conhecido como Grécia clássica corresponde ao ao apogeu da cultura grega(principalmente de Atenas) interrompendo pela conquista macedônia. Abrange acontecimentos que vão das guerras externas(contra os persas) às internas (Atenas contra Esparta).

  • Período Helenístico: isolada até o início do século IV a.C. A Macedônia atinha sua economia baseada na agricultura e na pecuária. Em 359 a. C sob o poder do rei Filipe II, iniciou-se a expansão
dessa região em direção à Grécia.

Alunos:Diogo Dario e Diego Gomes 
 Fonte: Livro didático de história: José Geraldo Vinci de Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário