quarta-feira, 23 de maio de 2012

CONTEÚDO PAS-UEM



As sociedades indígenas e o impacto das invasões colonizadoras

     Quando Cristóvão Colombo chegou a América, pensou que estivesse na Índia e por isso chamou os povos que ali viviam de índios. Estes viviam em varias sociedades com culturas e organização social diferentes.
  • A organização tribal:
- Os indígenas viviam da caça e da pesca e agricultura. Domesticavam animais de pequeno porte. A sociedade era em tribos, que possuíam uma relação baseada em regras politicas, sociais e religiosas. O contato entre as tribos acontecia em momentos de celebrações e guerras. Retiravam da natureza somente o necessário para sua sobrevivência, extraindo matérias-primas para a fabricação de utensílios e habitações(oca).
  • A organização social:
- Todos têm os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. Duas pessoas importantes. Nesta organização havia duas figuras importantes:o pajé, que conhecia todos os rituais e mensagens dos deuses, ervas e chás para curar doenças, sendo assim o curandeiro da tribo; o cacique, que fazia o papel de chefe, pois sabia organizar e orientar os índios.
  • A organização do trabalho:
Era dividida pela idade e sexo.
As mulheres cuidavam das atividades domésticas, da alimentação, trabalho agrícola, produziam cestos e cerâmicas. E ainda ajudavam os homens na pesca e na coleta.
Os homens além de protegerem a tribo, se ocupavam em preparar terrenos para as mulheres plantarem. Ficavam responsáveis pela pesca e pela fabricação de armas, canoas e utensílios.
As crianças eram integradas à vida coletiva. Os meninos eram preparados para caçar e pescar, já as meninas para os trabalhos domésticos.
Os anciãos por causa de suas experiencias, lidavam com as tradições do grupo.

Devido às invasões dos colonizadores, hoje apenas algumas nações indígenas ainda existem. As consequências foram graves, onde índios sofreram com massacres, perderam sua cultura, foram catequizados pelos jesuítas aqui no Brasil, tiveram que se adaptar aos costumes e cultura europeia, sendo escravizados e vivendo em péssimas condições de vida.



Texto: Isabela Bandini

Nenhum comentário:

Postar um comentário