segunda-feira, 21 de maio de 2012

Aquecimento Global

Temos acompanhado em nosso dia a dia, a presença de incontáveis desastres naturais, que acontecem em diferentes locais do mundo, causando assim drásticas mudanças no clima mundial.
Estudiosos afirmam que a causa do aquecimento global é a emissão de gases poluentes   (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) que formam uma camada de poluentes de difícil dispersão, causando assim, o efeito estufa. Isto ocorre por que estes gases absorvem grande parte da radiação infra- vermelha que a Terra emite, dificultando assim, a dispersão do calor.
Os desmatamentos e queimadas também colaboram para o aquecimento global, pois os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera.
Com a dispersão de calor dificultada, temos como resultado o aumento da temperatura global. Mesmo tendo maior incidência nas grandes cidades, já podemos notar as evidências e consequência do aquecimento global em aspecto global.

Algumas consequências do aquecimento global.
- Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da água dos oceanos, futuramente podem ocorrer a submersão de muitas cidades litorâneas.
- Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca  a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somando ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países  tropicais (Brasil, países africanos), a tendencia é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do Planeta Terra.
- Aumento de furacões, furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas.
- Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo a morte de idosos e crianças.

Texto: Larissa Guslen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário