quarta-feira, 30 de maio de 2012

Conteúdo PAS-UEM


                                                 Revolução Francesa
                                           (Revolução burguesa ou Revolução popular?)




     Denomina-se Revolução Francesa o movimento político que ocorreu entre os anos 1789 e 1799 na França e provocou grandes transformações políticas e sociais nesse país.

     Em 1789, a França era o país mais populoso da Europa ocidental, sua população estava dividida em três estados: o clero, a nobreza e o restante da população, incluindo a burguesia. O clero que estava isento de qualquer tributação; a nobreza, além da isenção tributária era possuidora de privilégios judiciários. A terceira ordem era bastante heterogênea: era composta pela alta burguesia (banqueiros, industriais e comerciantes), média burguesia (funcionários públicos e profissionais liberais ) e baixa burguesia ( os pequenos comerciantes); também as chamadas camadas populares ( artesãos, operários, camponeses e servos).

              Contexto Econômico em que ocorre a Revolução Francesa
     Desde meados do século XVIII, a economia francesa apresentava sinais de crise em vários setores:
  • Setor de alimentos- a agricultura era a base da economia na França, no entanto, sua produção não estava atendendo à demanda de alimentos. Problemas climáticos agravaram ainda mais a situação. Com a baixa produção o preço dos alimentos subia. Como resultado, a maioria da população,enfrentava uma situação de miséria e fome.
  • Setor têxtil- a indústria têxtil da França passava por grandes dificuldades devido a concorrência dos tecidos ingleses. Em 1786, a França e Inglaterra firmaram um tratado que estabelecia que os ingleses exportariam tecidos para a França, enquanto os franceses exportavam vinhos para a Inglaterra. Muitos trabalhadores deste setor ficaram desempregados o que aumentou o número de famintos e marginalizados. A burguesia ligada ao comércio foi ficando cada vez mais descontente.
  • Setor das finanças públicas- o governo francês atravessava uma séria crise financeira desde o reinado de Luis XIV. As despesas do estado eram muito maiores do que o tesouro público que eles possuíam. Essa situação foi agravada pela guerra na qual o país se envolveu. Portanto, só restava ao rei manter o terceiro estado com a obrigação de pagar todos os impostos e sustentar as despesas dos demais grupos.
Texto: Isabela Bandini
Murilo Henrique Trombini

Fonte: Livro História Global

Nenhum comentário:

Postar um comentário