Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)
Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)
Estamos por iniciar
os festejos da Semana da Pátria comemorativos aos 191 anos de proclamação da
independência, quando o Brasil deixou de ser colônia de Portugal. O hino da
Independência proclama: “já podeis da Pátria filhos, ver contente a Mãe gentil;
já raiou a liberdade no horizonte do Brasil”.
O desejo de liberdade
está inerente nas pessoas, sendo que ninguém gosta de viver subjugado como
escravo. Na carta aos Gálatas (capítulo 5), São Paulo diz que nós fomos
chamados para a liberdade, e é “para sermos verdadeiramente livres que Cristo
nos libertou”. E faz um alerta: “Permanecei firmes e não vos deixeis sujeitar
de novo ao jugo da escravidão”.
Ao conquistar a
independência dos laços de Portugal, o Brasil teve muitas dificuldades para não
voltar ao domínio de outros países. Aliás, em muitos momentos e em muitas
coisas ele foi subjugado pelas potências da América do Norte e da Europa. E
ainda hoje se depara com a humilhante situação de ver filhos seus prestarem
reverência a estes países em detrimento do amor filial com a “Mãe gentil,
Pátria amada, Brasil”.
A Semana da Pátria de
2013 vai repercutir as manifestações populares que aconteceram no mês de julho
em muitas cidades brasileiras, quando milhares de jovens foram para as ruas
protestar contra a corrupção na política e pedir investimentos nas áreas
sociais. Atenta a estas manifestações, a Cáritas Nacional, junto com outras
entidades, conclama para o 19° Grito dos Excluídos a partir do tema: “Juventude
que ousa lutar, constrói o projeto popular”.
A Semana da Pátria
também vai ser marcada pelas reflexões da 5ª Semana Social Brasileira (5ª SSB),
que coloca no centro do debate o tema do Estado – Estado para quê e para quem?
Se para nosso orgulho o Brasil é hoje a 8ª economia do mundo em base ao Produto
Interno Bruto, lamentamos o fato de esta riqueza não se transferir “para a
educação, saúde, saneamento básico, segurança pública, infra-estrutura, enfim
para fatores que elevem o Bem Viver da sociedade em geral” (Comitê RS da 5ª
SSB). Para mudar essa situação, é preciso que o povo participe no processo de
democratização do Estado Brasileiro, objetivando o Bem Viver como “caminho para
uma nova sociedade com um novo Estado”. Lembrando as palavras do Papa Francisco
aos moradores da comunidade de Varginha, no Rio de Janeiro: “A medida da
grandeza de uma sociedade é dada pelo modo como esta trata os mais
necessitados”.
Que as comemorações
da Semana da Pátria de 2013 ajudem a firmar o amor à Mãe gentil que é a nossa
Pátria. Que crianças, jovens e adultos se sintam acolhidos por esta mãe, e que
todos se sintam conclamados a fazer do Brasil um país bom de se viver. Um país
de cidadãos livres, bem alimentados e bem educados, “com garantia de todos os
direitos e direitos para todos”. Que Deus, através da Mãe Aparecida, abençoe o
povo brasileiro e abençoe a nossa Pátria!
O que é
O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de
simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de
pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as
causas dos excluídos.
O Grito dos Excluídos, como indica a própria expressão, constitui-se
numa mobilização com três sentidos:
·
Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra
riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;
·
Tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos
excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;
·
Propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a
desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos
os cidadãos.
O Grito se define como um conjunto de manifestações realizadas no Dia da
Pátria, 7 de setembro, tentando chamar à atenção da sociedade para as condições
de crescente exclusão social na sociedade brasileira. Não é um movimento nem
uma campanha, mas um espaço de participação livre e popular, em que os próprios
excluídos, junto com os movimentos e entidades que os defendem, trazem à luz o
protesto oculto nos esconderijos da sociedade e, ao mesmo tempo, o anseio por
mudanças.
As atividades são as mais variadas: atos públicos, romarias, celebrações
especiais, seminários e cursos de reflexão, blocos na rua, caminhadas, teatro,
música, dança, feiras de economia solidária, acampamentos – e se estendem por
todo o território nacional.
O Grito dos Excluídos é uma iniciativa que se compõe de uma série de
eventos e mobilizações que se realizam ao redor da Semana da Pátria, ou seja,
de 01 a 06 finalizando-se no dia 07 de setembro, ou um pouco antes, isso
depende da realidade local. Não se trata exatamente de um movimento, uma
campanha ou uma organização, mas de um espaço de convergência em que vários
atores sociais que se juntam para protestar e propor caminhos novos. As
principais manifestações ocorrem no Dia da Independência, pois seu eixo
fundamental gira em torno da soberania nacional. O objetivo é transformar uma
participação passiva, nas comemorações dessa data, em uma cidadania consciente
e ativa por parte da população.
Fernando em Ter Mar 22, 2011 10:55 am
1) Marca: Ipiranga / País de Origem: Brasil / Ramo: Posto de Combustível
Marca: Volvo / País de Origem: Suécia / Ramo: Automobilístico
Marca: Brahma / País de Origem: Brasil / Ramo: Cervejaria
Marca: Skol / País de Origem: Dinamarca / Ramo: Cervejaria
Marca: Rider / País de Origem: Brasil / Ramo: Sandálias (Calçados)
Marca: Shell / País de Origem: Holanda/Inglaterra / Ramo: Empresa Petrolífera
Marca: Knorr / País de Origem: Alemanha / Ramo: Alimentos industrializados
Marca: Ford / País de Origem: Estados Unidos / Ramo: Automobilístico
Marca: SEIKO / País de Origem: Japão / Ramo: Relógios
Marca: Microsoft / País de Origem: Estados Unidos / Ramo: Informática (Softwares)
Marca: Parmalat / País de Origem: Itália / Ramo: Alimentos
Marca: Master Card / País de Origem: Estados Unidos / Ramo: Cartão de Crédito
Marca: Sharp / País de Origem: Japão / Ramo: Eletrônico
Marca: Amil / País de Origem: Brasil / Ramo: Plano de Saúde
Marca: Philips / País de Origem: Holanda / Ramo: Eletrônico
Marca: Lufthansa / País de Origem: Alemanha / Ramo: Aviação
Marca: Terra / País de Origem: Espanha / Ramo: Comunicação
Marca: Intel / País de Origem: Estados Unidos / Ramo: Informática
Marca: Olimpicus / País de Origem: Brasil / Ramo: Vestuário Esportivo
Marca: Bradesco / País de Origem: Brasil / Ramo: Instituição Bancária (Financeiro)
Marca: Gillete / País de Origem: Estados Unidos / Ramo: Higiene e cuidados pessoais
Marca: Grendene / País de Origem: Brasil / Ramo: Calçados
Marca: Cerpa / País de Origem: Brasil / Ramo: Cervejaria
Marca: Suvinil / País de Origem: Brasil / Ramo: Materiais de Construção
Marca: Compaq / País de Origem: Estados Unidos / Ramo: Informática
Marca: Philco / País de Origem: Estados Unidos / Ramo: Eletroeletrônicos
Marca: Doril / País de Origem: Brasil / Ramo: Medicamentos
Marca: Coca Cola / País de Origem: Estados Unidos / Ramo: Refrigerantes/ Bebidas
Marca: Bombril / País de Origem: Brasil / Ramo: Limpeza e Higiene
Marca: Volvo / País de Origem: Suécia / Ramo: Automobilístico
Marca: Brahma / País de Origem: Brasil / Ramo: Cervejaria
Marca: Skol / País de Origem: Dinamarca / Ramo: Cervejaria
Marca: Rider / País de Origem: Brasil / Ramo: Sandálias (Calçados)
Marca: Shell / País de Origem: Holanda/Inglaterra / Ramo: Empresa Petrolífera
Marca: Knorr / País de Origem: Alemanha / Ramo: Alimentos industrializados
Marca: Ford / País de Origem: Estados Unidos / Ramo: Automobilístico
Marca: SEIKO / País de Origem: Japão / Ramo: Relógios
Marca: Microsoft / País de Origem: Estados Unidos / Ramo: Informática (Softwares)
Marca: Parmalat / País de Origem: Itália / Ramo: Alimentos
Marca: Master Card / País de Origem: Estados Unidos / Ramo: Cartão de Crédito
Marca: Sharp / País de Origem: Japão / Ramo: Eletrônico
Marca: Amil / País de Origem: Brasil / Ramo: Plano de Saúde
Marca: Philips / País de Origem: Holanda / Ramo: Eletrônico
Marca: Lufthansa / País de Origem: Alemanha / Ramo: Aviação
Marca: Terra / País de Origem: Espanha / Ramo: Comunicação
Marca: Intel / País de Origem: Estados Unidos / Ramo: Informática
Marca: Olimpicus / País de Origem: Brasil / Ramo: Vestuário Esportivo
Marca: Bradesco / País de Origem: Brasil / Ramo: Instituição Bancária (Financeiro)
Marca: Gillete / País de Origem: Estados Unidos / Ramo: Higiene e cuidados pessoais
Marca: Grendene / País de Origem: Brasil / Ramo: Calçados
Marca: Cerpa / País de Origem: Brasil / Ramo: Cervejaria
Marca: Suvinil / País de Origem: Brasil / Ramo: Materiais de Construção
Marca: Compaq / País de Origem: Estados Unidos / Ramo: Informática
Marca: Philco / País de Origem: Estados Unidos / Ramo: Eletroeletrônicos
Marca: Doril / País de Origem: Brasil / Ramo: Medicamentos
Marca: Coca Cola / País de Origem: Estados Unidos / Ramo: Refrigerantes/ Bebidas
Marca: Bombril / País de Origem: Brasil / Ramo: Limpeza e Higiene
PIB do 2º tri deixa Brasil na frente em ranking de 13 países, diz IBG
O avanço de 1,5% do Produto Interno Bruto
(PIB) brasileiro na comparação entre o segundo trimestre e os três primeiros
meses do ano, divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE), colocou o Brasil na liderança de um ranking de avanço da
economia de 13 países e blocos econômicos que já informaram suas taxas de
crescimento para o período.
Depois do Brasil ficaram a Coreia do
Sul e Portugal, com avanço de 1,1%; seguidos por Alemanha, com 0,7%; Reino
Unido, Japão e Estados Unidos, com 0,6%; França com 0,5%; e União Europeia, com
0,3%, sempre na comparação do segundo trimestre com os três meses imediatamente
anteriores.
Com taxa negativa ficaram a Espanha,
com -0,1%; Holanda e Itália, com -0,2%; e México, com -0,7%.
Em termos de PIB per capita, em
paridade de poder de compra relativa a 2012, a liderança da lista ficou com os
Estados Unidos, com US$ 49,8 mil, seguido por Holanda, com US$ 42,3 mil e
Alemanha, com US$ 39,1 mil. Brasil, com US$ 12,1 mil, fica em último nesse tipo
de comparação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário