O termo "Renascimento" deve ser entendido como a retomada (renascer) do estudo de textos da cultura clássica greco-latina.
As mudanças ocorridas no final da Idade Média não se deram apenas na economia e na política. Também o pensamento passou por muitas transformações, responsáveis, entre outros acontecimentos, pelo Renascimento Cultural. Este Título foi atribuído ao movimento cultural dos séculos XV E XVI a partir da idéia equivocada de que a Idade Média foi um períodp de obscuridade cultural.
Os renascentistas preocupavam-se ŕincipalmente com as questões ligadas à vida humana. Por isso, o movimento se associa ao humanismo. A princípio, o humanismo foi identificado com a valorização de temas realcionados a vida humana, como a matemática, línguas, história e filosofia laica, isto é, não-vinculados a preconceitos religiosos. Eram os estudos de humanidades. Nessa etapa houve a preocupação em buscar nas pessoas sua beleza, seus aspectos positivos, em contra partida do pensamento medieval, que etendia os seres humanos como "frutos do pecado".
Características do renascimento cultural
O Renascimento ocorreu, em maior ou menor grau, em várias regiões da Europa. Começou na Itália e expandiu-se para a França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Portugal e Holanda.
Atistas Renascentistas
Sandro Botticelli
Leonardo Da Vinci
Michelangelo
Rafael
Escritores Renascentistas
Dante Alighieri
GIovanni Boccaccio
François Rabelais
Luís de Camões
MIguel de Cervantes
Willian Shakespeare
Pensadores Renascentistas
Erasmo de Roterdã
Nicolau Maquiavel
Thomas Morus
Michel Montaigne
Fonte: Livro História Uma Abordagem Integrada
Por: Regiana Pleis
Nenhum comentário:
Postar um comentário