Em 15 de novembro de 1889, liderado pelo marechal Deodoro da Fonseca, um novo governo foi organizado pelos grupos sociais que promoveram a República, entre eles militares, cafeicultores e profissionais liberais.
Com um governo provisório, houve a elaboração de uma nova constituição, a seguir uma das suas principais características:
- Instituição do federalismo: as então províncias foram transformadas em estados.
- Separação da Igreja e Estado: o estado se torna laico, não tem uma religião oficial.
- Criação de novos símbolos nacionais: criação de uma nova bandeira nacional, com o lema Ordem e Progresso.
- Promulgação da lei da grande naturalização: todos que residiam no Brasil, se quisessem eram declarados cidadãos brasileiros.
- Voto: só tinham direito ao voto, homens alfabetizados com idade igual ou superior a 21 anos. O voto era aberto, os eleitores eram obrigados a revelar publicamente em que candidato votavam, o que permitia aos fazendeiros pressioná-los na hora da votação.
Em 1890, Rui Barbosa (ministro da fazenda) executou a reforma financeira conhecida como encilhamento. O objetivo dessa reforma era estimular o crescimento econômico no país, o governo fez com que os bancos emitissem grande quantidade de moeda, que serviria para implantar novas indústrias e pagar os salários dos operários. No entanto essa reforma provocou crises econômico-financeiras, que foram ligadas a basicamente três elementos:
- Inflação;
- Empresas-fantasmas;
- Especulação financeira;
Eduarda Oliveira Zacharias 1ºB
Nenhum comentário:
Postar um comentário