No dia 7 de setembro de 1822 foi proclamada a independência do Brasil por D.Pedro I no riacho do Ipiranga em São Paulo .
As principais causas da independência do Brasil foram os desgastes do sistema de controle ecônomico , com restrições da coroa portuguesa e altos impostos e varias tentativas de recolonizar o Brasil pela cortes portuguesas .
Em 9 de janeiro de 1822 D.Pedro I não acatou as ordens da coroa portuguesa que eram de retornar para Portugal e disse que ficaria no Brasil , esse dia ficou conhecido como "dia do fico".
As principais medidas pré-independência que D.Pedro tomou foram :
- Organizar a marinha de guerra;
-Visitou Minas Gerais e São Paulo para acalmar o povo;
-Convocou uma assembleia constituinte;
Um dos motivos de D.Pedro I estar no Brasil era por causa de sua família estar fugindo das "garras" de Napoleão Bonaparte , que decretou o bloqueio continental (proibição do comércio com a Inglaterra) , e Portugal possuía uma divida com a Inglaterra mas não podia pagar o tal débito então ficou de mãos atadas . A Inglaterra então propôs que a família real fosse para o Brasil para assim manter os negócios e pagar sua divida com a Inglaterra .
Mesmo com muitos acontecimentos sobre o Brasil a escravidão não foi revogada ainda na época , e para confirmar o reconhecimento independência , Portugal pede uma indenização de 2 milhões de libras ESTERLINAS , que era a divida que Portugal tinha com a Inglaterra , no entanto o Brasil não tinha como pagar a indenização então a Inglaterra emprestou ao Brasil tal quantia para pagar Portugal e Portugal pagar Inglaterra , mas agora Brasil vai estar em débito com outro país .
Texto feito pelo aluno : Mario Henrique Reghini do primeiro ano B
Nenhum comentário:
Postar um comentário