terça-feira, 22 de dezembro de 2015

O “Espírito Natalino” em HistoriaOnlineCEEM

 Conceitos, Curiosidades e Mensagens Natalinas


~> A origem do Natal e o significado da comemoração





 ~> Curiosidades





~> Mensagens de Natal

Natal....



          Natal... Palavra de significado ilustre para aqueles que aguardam o ano todo para a festa mais esperada e mais bonita do ano ! 
O natal comemora o nascimento de Jesus Cristo , antigamente essa data não era comemorada exatamente no dia 25 de dezembro , pois não se sabia ainda a data exata do nascimento de Cristo , e as festas duravam ate 12 dias pois era o tempo que os reis magos demoraram para chegar ate o menino !
O natal que conhecemos hoje, perdeu um pouco da sua essência , porém cada coisa que vemos hoje tem sua fundamentação no natal de Cristo...

Papai Noel: Inspirado em São Nicolau , monge rico que no dia de natal jogava presentes pela chaminé na casa de pessoas necessitadas, esses presentes costumavam ser pães , bolos e doces . Antigamente a imagem do papai noel era marrom como a de um monge , com o tempo e a capitalização se tornou verde, e com o envolvimento e influencia da Coca-Cola, se tornou vermelho de barba branca como conhecemos hoje.




Presentes: 
Os presentes são referencias aos presentes que Jesus ganhou dos três reis
magos (Ouro, Incenso e Mirra) no dia de Natal . Hoje os presentes são a grande importância do natal,crianças e adultos aguardam com expectativas pra ganhar o seu presente , o que faz com que as pessoas comprem , gastem , fazendo assim o capital circular, nessa época e comum vermos muito , PROMOÇÃO, OFERTA, DESCONTAÇO DE NATAL, porém temos que tomar cuidado pois muitas vees somos iludidos ao acreditar nessas "maravilhas de fim de ano" e acabamos nos individando.

            ESTRELA: Representa a estrela guia que guiou Belchior, Baltasar e Gaspar (os três reis magos)ao encontro do menino Jesus . A utilizamos no alto dos pinheiros para lembrar que a estrela esta sempre a nossa frente mostrando-nos o caminho que devemos seguir. 
Nesse natal, fiquemos mais próximos de nossos familiares ,nossos amigos , sintamos a real emoção natalina , deixemos que Jesus entre em nossas casas e transforme nossas vidas com a energia , paz , esperança , amor e felicidade que ele trás ! 

Nós do Grêmio Estudantil "Júlio Junqueira " e do Contraturno desejamos a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, cheio de paz , amor , alegrias e muito muito muito amor! 



Lais Manfrinatto...2ºA
Rudi Henrrique....2ºA

FELIZ NATAL


sábado, 19 de dezembro de 2015

Era Vargas


Era Vargas é o período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos, de forma contínua (de 1930 a 1945). Esse período foi um marco na história brasileira.
A Era Vargas, teve início com a Revolução de 1930 onde expulsou do poder a oligarquia cafeeira, dividindo-se em três momentos:
  • Governo Provisório -1930-1934
  • Governo Constitucional – 1934-1937
  • Estado Novo – 1937-1945
Até o ano de 1930 vigorava no Brasil a República Velha.

Governo provisório (1930 - 1934)

O Governo Provisório teve como objetivo reorganizar a politica do país, Getúlio Vargas colocou fim ao órgão Legislativo. Nos primeiros anos teve a presença de “tendentes” que eram cargos representantes do governo, que anulava as ações dos antigos coronéis.
Em 1934 houve uma carta que deu mais poderes ao órgão Executivo, assim criando as leis trabalhistas.

Governo Constitucional (1934 – 1937)

Nos anos de 1934 a 1937 houve alterações politicas em dois ideias, o Facismo, na Itália por Mussolioni, e o democrático, que eram favoráveis a reforma agrária a luta contra o imperialismo e a revolução por meio da luta de classes.
Vargas apoiava uma politica de centralização do poder.
Getúlio conseguiu anular uma eleição que deveria acontecer em 1937.


Estado Novo (1937 – 1945)

O Estado Novo foi um período de ditadura no Brasil.
O golpe de Vargas teve ajuda dos militares e de parte da sociedade. A Partir de novembro de 1937 Getúlio colocou a censura aos meio de comunicação (DIP), reprimiu a atividade politica, perseguiu e prendeu seus inimigos e adotou medidas econômicas e deu continuidade a politica trabalhista com a criação da CLT, ele foi responsável por criar a carteira de trabalho assinada, descanso semanal remunerado e salario minimo.
Nesse período teve a participação do Brasil no Segunda Guerra Mundial contra os países do Eixo


VARGAS FOI O PAI DOS POBRES OU A MÃE DOS RICOS?
Para cada classe social ele era uma coisa, para os pobres ele ajudou com as leis trabalhistas, criando o salario minimo, carteira assinada, férias remuneradas e tantos outros.
Para os ricos por que em seus governo os ricos ficavam mais ricos, investindo em suas indutrias.

Fonte:http://www.sohistoria.com.br/ef2/eravargas/

Aluna:Netling 3°B

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

As várias faces do Capitalismo


As várias faces do Capitalismo
Das grandes navegações aos dias de hoje


“Capitalismo hoje; Capitalismo amanhã; Capitalismo sempre!” - Discurso de um capitalista-burguês fanático.

Brincadeiras a parte, é sabido que, podemos afirmar hoje que o mundo converteu-se ao sistema capitalista quase na sua totalidade. Com exceção de Cuba, China, Chipre, Coreia do Norte, Nepal, Laos e Vietnã, todos os demais países adota o “adorável” sistema capitalista.

Ao mesmo tempo que este modo de produção traz benefícios, evoluções tecnológicas e desenvolvimento econômico ao país, por outro lado, traz miséria, desigualdade social e desrespeito aos direitos humanos e ao meio ambiente.

Contra ou a favor?

Embora muitos não apoiam o capitalismo como estilo de vida, é quase inevitável não ser influenciado pelas suas ideologias. Neste exato momento, você está atrás de uma tela de computador ou celular, vestindo roupas compradas com dinheiro; o mesmo dinheiro que paga salários, contas de água, luz, telefone e aluguel. De uma forma ou outra, está contribuindo para o crescimento do capitalismo.

Continua

Natalia Sayuri Yamashita  3ºA

Anarquismo no Brasil - "Colonia Cecília"

A Colônia Cecília foi um grande exemplo do anarquismo, ocorreu em meados de 1890, no município de Palmeira, no estado do Paraná. Foi fundada por um grupo de libertários mobilizados pelo jornalista e agrônomo italiano Giovanni Rossi.
A fundação da Colônia Cecília foi a primeira tentativa efetiva de implantação de um movimento de ideal anarquista no Brasil. Rossi, ideólogo e escritor anarquista, foi instigado pelo músico brasileiro Carlos Gomes a procurar Dom Pedro II com o intuito de instaurar uma comunidade capaz de proporcionar um "novo tempo", uma utopia baseada no trabalho, na vida e no amor libertário.
Dom Pedro II atendeu ao pedido, e cedeu 300 alqueires de terras. A doação, no entanto, não aconteceu, pois logo após da oferta pelo Imperador foi instaurada a República brasileira, que não reconheceu concessões de terras outorgadas pelo império deposto a estrangeiros. Rossi porém, não desistiu, comprou as terras por meio da "Inspetoria de Terras e Colonização".
O Brasil recebeu uma grande quantidade de imigrantes, principalmente italianos, no final do século XIX. Se na Itália a condição de vida no campo, fundamentou a emigração, aqui, tanto nas fazendas de café como nos núcleos coloniais a realidade não era muito diferente, e era distante de um processo de caráter inovador, pois o imigrante se inseria no Brasil como proletário em potencial. Foi através desse meio social que o anarquismo se propagou no Brasil.
Os primeiros colonos chegaram em 1890 e construíram um barracão coletivo que instalava, provisoriamente, as famílias para, em seguida, cada uma tratar de construir a sua própria casa. Nessa época, o contingente populacional na Colônia Cecília era de quase trezentas pessoas. Ao final de 1891, a explosão populacional superava a estrutura disponível: 20 casas de madeira e um barracão comunitário.
A lavoura e a pecuária não produziam o suficiente para a subsistência dos colonos, grande parte de origem operária e sem conhecimentos agrícolas para implementar uma produção em maior escala.
O primeiro obstáculo enfrentado pelo movimento foi o modo de organizar o trabalho. Aos artesãos, foram designadas tarefas semelhantes às que já realizavam. Mas quanto aos lavradores, já era pressentido que encontrariam dificuldades em razão da diferença entre o solo brasileiro e o italiano.
Ao concluírem a construção das habitações coletivas e individuais e dividirem racionalmente o trabalho entre os 150 colonos, eles se deparam com um fato real: o milho, que era ideal para aquela região, não cresce do dia para a noite. Com o dinheiro que trouxeram conseguiram subsistir, comprar mantimentos, instrumentos para a lavoura e sementes. Contudo, viram-se obrigados a procurar por outras atividades para delas tirar seu sustento até que pudessem viver tão somente de sua lavoura. Alguns se ocupavam da plantação enquanto outros trabalhavam em obras do governo.
Os colonos plantaram mais de oitenta alqueires de terra - em área que lhes fora cedida pelo Imperador Pedro II, pouco antes da proclamação da república - e construíram mais de dez quilômetros de estrada, numa época na qual inexistiam máquinas, tratores ou guindastes de transporte de terras.
Foram edificados o barracão coletivo, vinte barracões individuais, celeiros, a casa da escola, moinho de fubá, tanque de peixes, o pavilhão coletivo, que também abrigava o consultório médico - viveiro de mudas, poços, valos, pomar de pêras, estábulos, além da grande lavoura de milho.
Nos quatro anos de existência da colônia, sua população chegou a atingir cerca de 250 pessoas. realizaram-se duas relações do tipo poligâmico. O próprio Rossi se propôs como exemplo concreto do novo estilo de vida, compartilhando com outro homem a sua ligação amorosa com uma moça da colônia.
Em 1892, aconteceu o primeiro revés na Colônia: sete famílias decidiram pelo regresso à Itália - a primeira desagregação que, seguida de outras, reduziu a Colônia a apenas vinte pessoas até o final desse mesmo ano. OS colonos iniciaram a migração para Curitiba: eram médicos, engenheiros, professores, intelectuais e operários, além de camponeses na Itália. Esse grupo fundou na capital paranaense a Sociedade Giuseppe Garibaldi.
No ano seguinte, a Colônia recebe novo alento com a chegada de novos colonos. Nesse período, teve início a vitivinicultura e a fabricação de sapatos e barricas. Ao final desse ano, a Colônia contava com sessenta e quatro pessoas, dois poços artesianos e uma estrada de acesso. Foi também nesse período que os sapateiros oriundos da Colônia exerceram papel de destaque no movimento operário do Estado.
O experimento da Colônia Cecília terminou por vários motivos. O principal foi a pobreza material, chegando mesmo a condições de miséria. Em segundo lugar, a hostilidade da vizinha comunidade polonesa, fortemente católica. O próprio clero e as autoridades locais promoveram o ostracismo dos anarquistas. Enfim, havia as doenças, ligadas à desnutrição, à falta de condições de saneamento adequadas, além dos problemas internos ligados às dificuldades de adaptação ao estilo de convivência anarquista, particularmente no tocante ao amor livre, que, embora teoricamente fosse aprovado por todos, na prática, despertava insegurança.
A Colônia Cecília, desde o final de 1983, entretanto, dá sinais de esgotamento: havia grande demanda por mão de obra nas cidades vizinhas, especialmente Palmeira, Porto Amazonas, Ponta Grossa, além da capital. Mesmo assim, outras famílias continuaram chegando a Colônia, atraídas pela propaganda difundida pela imprensa socialista europeia que, entretanto, não foi suficiente para a sua manutenção. A Colônia Cecília se extinguiu em 1893.


Fonte: https://pt.wikipedia.org

Aluno: Gabriel Hirano - 2ºA







terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Indústria Cultural, segundo Adorno e Horkheimer

Os alunos do 3º ano discutiram sobre os filósofos Adorno e Horkheimer, que criaram o conceito de  Indústria Cultural."
Para Adorno e Horkheimer, Indústria Cultural distingue-se de cultura de massa. Esta é oriunda do povo, das suas regionalizações, costumes e sem a pretensão de ser comercializada, enquanto que aquela possui padrões que sempre se repetem com a finalidade de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo. E embora a arte clássica, erudita, também pudesse ser distinta da popular e da comercial, sua origem não tem uma primeira intenção de ser comercializada e nem surge espontaneamente, mas é trabalhada tecnicamente e possui uma originalidade incomum – depois pode ser estandardizada, reproduzida e comercializada segundo os interesses da Indústria Cultural. Assim, segundo a visão desses autores, é praticamente impossível fugir desse modelo, mas deveríamos buscar fontes alternativas de arte e de produção cultural, que, ainda que sejam utilizadas pela indústria, promovessem o mínimo de conscientização possível.
Adorno e Horkheimer 


Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/cultura/industria-cultural.htm
Alunos: Natalia Sayuri  3º A
            João Piraccini  3º A
            Thais Hashimoto  3º B

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Cruzadinha- Segunda Guerra









S


















E


















G

*



*












U


















N


















D


















A


















*


















G


















U


















E


















R


















R


















A














Complete: 
1-    Bloco ou (aliança) formado pelas potências Alemanha, Itália e Japão __________________.


2-    Bloco formado pelas potências Inglaterra, Estados Unidos, URSS e Franca ________________.
3-    Não conseguiu reunir a forca política necessária para manter a paz mundial devido a falta de adesão de várias potências__________________.

4-    ____________ denominação de uma cadeia de montanhas que forma uma fronteira natural entre Alemanha, Polônia e República Tcheca, na divisão política atual da Europa
 __________________.

5-    Foi impotente para conter, por exemplo, a invasão japonesa da ______________ (1931), bem como a invasão italiana da Etiópia (1935).

6-    ______________(9 de Abril de 1940)- os alemães utilizaram um poderoso ataque combinando forcas navais, aéreas e terrestres, ao qual os dinamarqueses não conseguiram resistir.

7-    O grupo de países que apoiavam as potências do Eixo _____________, Itália e Japão.

8-    Numa demonstração ao mundo de seu poderio militar, os estadunidenses explodiram duas bombas atômicas em território japonês: A primeira em Hiroshima (6 de agosto) e a segunda em _____________ (9 de agosto).

9-    Em novembro de 1936, Hitler firmou um pacto de amizade e cooperação com ____________, formando o denominado eixo Roma-Berlim.
10- Em marco de 1936, Hitler ordenou que o exército alemão ocupasse a ______________, região de Alemanha cortada pelo rio Reno, na fronteira com a França.

11- No dia 3 de Junho de 1940, o governo da Itália declarou guerra á Inglaterra,________, entrando no conflito do lado alemão. Dias depois ocorreria a rendição francesa.
12- No norte da África, o general inglês Montgomery, iniciou, em outubro de 1942, a contraofensiva ás tropas do general alemão ____________, do Afrika Korps.

13- Em outubro de 1935, tropas italianas iniciaram a invasão da _____________ (Etiópia), no leste da África. 
 Alunos: João Piraccini 3ºA
               Thais Hashimoto 3º B