quinta-feira, 26 de junho de 2014

Série Origens do Cristianismo Parte 2 - O início da Igreja Católica – Credo de Niceia


Série Origens do Cristianismo

A Igreja Católica Apostólica Romana

O início da Igreja Católica – Credo de Niceia

A Igreja Católica, acredito que uma instituição tão forte e influente em nossa sociedade dispensa apresentações. Falarei então de como a mesma surgiu e qual sua relação com o cristianismo primitivo nessa primeira parte da nossa análise.
Durante o cristianismo primitivo, não havia nenhuma união exata entre os apóstolos, o que fez surgir diversos pensamentos, especialmente durante o Império Bizantino, as chamadas heresias. O Imperador Constantino viu um problema nisso, e abriu o Primeiro Concílio de Niceia, onde foram promulgadas as primeiras leis canônicas, o que ficou conhecido por Credo Niceno.
No Concilio foram discutidos problemas como a controvérsia na data que se deve comemorar a Páscoa, o batismo feito por hereges e a questão do Arianismo (filosofia que pregava que Deus-Pai e Deus-Filho, Jesus, não seriam a mesma criatura, e sim que o Filho foi uma criação do Pai).
A Igreja Católica teve seu início com o Credo de Niceia, e nele foi escrito o seguinte texto, que resume em certos pontos a fé cristã:
Quadro representando o Concílio
"Cremos em um só Deus, Pai todo poderoso, Criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis; E em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho de Deus, gerado do Pai, unigênito, isto é, da substância do Pai, Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial do Pai, por quem todas as coisas foram feitas no céu e na terra, o qual por causa de nós homens e por causa de nossa salvação desceu, se encarnou e se fez homem, padeceu e ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus e virá para julgar os vivos e os mortos; E no Espírito Santo. Mas quantos àqueles que dizem: 'existiu quando não era' e 'antes que nascesse não era' e 'foi feito do nada', ou àqueles que afirmam que o Filho de Deus é uma hipóstase ou substância diferente, ou foi criado, ou é sujeito à alteração e mudança, a estes a Igreja anatematiza"
Nos próximos posts falarei sobre a Igreja Medieval e sua influência na vida das pessoas, mas infelizmente haverá uma pausa na série durante as férias.


Aluno: Igor de Lucca

Nenhum comentário:

Postar um comentário